Maravilhas de Cachoeiro: a incrível jornada ao topo da Pedra do Caramba
A Pedra do Caramba é a única do Espírito Santo que permite uma visão de 360º do alto do cume da montanha

Um mirante natural de aproximadamente 700 metros de altitude, com um visual de 360 graus, que permite ver o Oceano Atlântico, a cidade de Cachoeiro e o pico do Itabira. Essa é a Pedra do Caramba, um destino de quem gosta de aventura e adrenalina.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO Morro do Caramba é um dos principais atrativos do turismo rural e está próximo à região central da cidade. O local atrai praticantes de esporte ao livre, que se encantam com as belezas da Pedra do Caramba, Pedra do Índio e do mirante, com cerca de 700 metros de altitude, que permite enxergar o litoral sul capixaba.
A Pedra do Caramba é a única do Espírito Santo que permite uma visão de 360º do alto do cume da montanha. Além disso, é o segundo ponto mais alto de Cachoeiro de Itapemirim.
O Morro do Caramba é cercado de histórias e curiosidades, que atraem centenas de turistas ao local.

Pedra do Caramba está a 715 metros de altitude
Imponente, a Pedra do Caramba, segundo ponto mais alto de Cachoeiro de Itapemirim, é vista do bairro São Geraldo. Os moradores da localidade de Tijuca também têm o privilégio da visão completa.
Chegar ao topo é o objetivo de quem quer desafiar os limites do próprio corpo e que busca a prática de esportes ao ar livre.
Para chegar ao Morro do Caramba o único acesso é no bairro São Geraldo. Ao fim da rua João Sasso, começa a subida que passa pelo Pirote ou Speroto. É possível realizar o percurso de carro até próximo a pedra.
Em seguida, acesso é a pé e por uma trilha de 1,5 quilômetro. Contudo, a subida exige preparo físico, e o indicado é subir bem cedo e evitar dias de chuva. Para chegar ao cume da montanha, é necessário subir com a ajuda de um cabo, já instalado no local. No entanto, para acessar o lugar é preciso ter cuidado e orientação de quem conhece.
Lá do alto da Pedra do Caramba, é possível ter uma visão 360º, avistando o Litoral Sul Capixaba e a cidade de Cachoeiro de Itapemirim. E é nesse lugar, de sossego e tranquilidade, que ‘Caramba’ morou por mais de 100 anos.

Esportes de aventura
As trilhas, tanto pelo São Geraldo quando pela Tijuca são os atrativos esportivos do Morro do Caramba. No local é possível praticar pedal, escalada, caminhada, entre tantos outros esportes radicais.
Além disso, para quem gosta de acampar, subir a Pedra do Caramba e passar uma noite do cume da montanha, é uma boa opção. Dessa forma, subir o Morro do Caramba é uma aventura para muitos esportistas que buscam explorar atividades ao ar livre.
Morro do Caramba entra no roteiro religioso
Além de todos os atrativos turísticos e de esportes de aventura, o Morro do Caramba tem atraído fieis, que buscam o cume da montanha para orações. Dessa forma, o local entra também para o roteiro religioso de Cachoeiro de Itapemirim.
No cume da Pedra do Caramba há uma capela com a imagem de Nossa Senhora da Penha. A família de Sebastião Venceslau nutre o desejo de colocar no cume da montanha a imagem de Nossa Senhora da Penha, que resistiu a um incêndio na casa de ‘Caramba’.
Mas, enquanto isso não acontece, o grupo se amigos continua subindo a pedra para levar flores para a Santa. Em 2020, um grupo de fieis subiu a Pedra da Caramba para a celebração de uma missa no cume.
