Viagens

Confira dez destinos nada clichês para turistar em janeiro no Brasil

Cansou de ir sempre ao mesmo lugar? Separamos alguns locais para você se aventurar pelo país

destinos para turistar no Brasil
As principais atrações de Nobres são rios, cachoeiras e grutas, ideias para mergulho ou apenas relaxar. Foto: Divulgação

O Brasil possui cerca de 8,5 milhões de km², cinco regiões e 26 estados. São muitos lugares com diferentes culturas, gastronomia e biomas. Para quem deseja se aventurar por novos destinos, o Guia A selecionou locais nada óbvios para visitar e conhecer um pouco mais do país.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Leia também: Explore as belezas de Marataízes na Caminhada Litorânea 2025

Então, a seguir, confira dez destinos nada clichês para ‘turistar’ no Brasil:

1. Ilha do Mel (PR)

Localizada no litoral do Paraná, a Ilha do Mel foi tombada pela Coordenação do Patrimônio Histórico do Governo do Estado em 1975. Além de suas belas praias, o local conta com passeios de barco e trilhas pela vegetação. A região também possui pontos turísticos históricos, como a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, que foi utilizada para defesa da baía de Paranaguá no século 18 e 19 – inclusive, é possível ver os canhões utilizados na época.

2. São Miguel das Missões (RS)

As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas durante o Brasil Colônia – e foi assim que surgiu a cidade São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul. Lá, você pode visitar as ruínas do princípio dessa civilização e o museu que carrega sua história, chamado Museu das Missões.

3. Pirenópolis (GO)

Se você gosta de cachoeiras, Pirenópolis é o destino certo – uma das mais conhecidas é a Cachoeira do Rosário, com a mais alta queda livre da região. Localizada em Goiás e cercada pelo Cerrado, a cidade também é famosa por sua arquitetura colonial portuguesa, marcada por antigos casarões e ruas de pedra. Pirenópolis foi construída em 1727 e tombada como patrimônio nacional em 1989.

4. Nobres (MT)

Outro destino para os amantes da natureza é Nobres, a 150 km de Cuiabá, no Mato Grosso. A cidade sempre recebe comparação com Bonito, localizado no Mato Grosso do Sul. Suas principais atrações são rios, cachoeiras e grutas, ideias para mergulho ou apenas relaxar. O Rio Salobra é um dos mais visitados na região, onde os turistas podem se deparar com várias espécies de peixes nas águas cristalinas.

5. Serra da Canastra (MG)

 — Foto: Wikimedia Commons
— Foto: Wikimedia Commons

Famosa por seu típico queijo, que é considerado patrimônio cultural e imaterial do Brasil, a Serra da Canastra possui mais de 200 mil hectares e abarca seis municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória e Capitólio. Sua maior atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra, com diversas trilhas e paisagens de tirar o fôlego.

6. Parque Nacional do Caparaó (MG e ES)

 — Foto: Wikimedia Commons
— Foto: Wikimedia Commons

Localizado em Minas Gerais e no Espírito Santo, o Parque Nacional de Caparaó abriga o Pico da Bandeira, considerado o terceiro ponto mais alto do país com 2.892 metros de altitude. Com 33 mil hectares, o parque foi protege os recursos naturais da região e proporciona atividades ecoturísticas, com muitas trilhas e cachoeiras.

7. Cânions do Xingó (SE)

Os Cânions do Xingó se formaram após a construção da Hidrelétrica do Xingó e o represamento do Rio São Francisco – antes, o local era somente uma fenda entre as duas formações rochosas. Considerado o maior cânion navegável no mundo, os passeios de barco proporcionam lindas paisagens de Canindé de São Francisco, em Sergipe. A maior atração é a Gruta do Talhado, uma área com profundidade de 15 metros, onde os turistas param para mergulhar.

8. Ponta do Corumbau (BA)

Com um mar de águas cristalinas e esverdeadas, a Ponta do Corumbau está localizada no extremo sul da Bahia. Quando chega a maré baixa, uma faixa de areia surge em meio ao oceano, variando entre 500 m e 2 km de extensão. Corumbau significa “longe de tudo” em tupi e, como o próprio nome diz, o local é ideal para relaxar e se afastar do movimento das cidades.

9. Alter do Chão (PA)

 — Foto: Wikimedia Commons
— Foto: Wikimedia Commons

Eleito pelo jornal The Guardian como a melhor praia do Brasil, Alter do Chão está localizada às margens do Rio Tapajós, no Pará. O local fica a 32 km de Santarém e impressiona com suas águas e região cercada pela Floresta Amazônica. Para visitar suas praias, é necessário ir durante a época de seca, entre agosto e janeiro, quando o volume de água diminui e dá espaço às faixas de areias.

10. Monte Roraima

 — Foto: Wikimedia Commons
— Foto: Wikimedia Commons

Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, temos o Monte Roraima, que se destaca pelo seu formato platô, com uma base plana. A formação rochosa se constitui por falésias e atrai praticantes de trekking. O monte possui 2810 metros de altitude e a região oferece uma infinidade de paisagens, entre cachoeiras, lagos, mirantes e cavernas.

Fonte: Casa Vogue