Quem passa por Formate se depara com uma imagem curiosa e belíssima; é mais que uma residência, parece mais um cenário da série Game of Thrones ou de um filme de medieval como o “Coração de Cavaleiro”. Mas este é o castelo de Viana – ES, uma construção imponente, impressionante e que fica ainda mais incrível com a paisagem belíssima da região rural de Viana.
Leia também: Incrível! Caparaó capixaba tem local com plantação de cogumelos e hospedagem
A casa, ou melhor, o castelo está inserida em meio à bucólica região de Formate e é cercada por belas montanhas e natureza preservada, o que confere ao local um ar medieval, como se a qualquer momento a realeza fosse desfilar pela região ou guerreiros pudessem se marchar rumo a alguma batalha histórica.
O trabalho delicado é visto a cada passo dado. O castelo foi talhado nas rochas da própria região, fazendo com que as grandes pedras façam parte da decoração do ambiente. As paredes externas tem formato de muralha, como se fossem a proteção de reis e rainhas daquele local. Tudo feito com as próprias mãos por José Paulo Sebin, que vive na Itália há mais de 30 anos e desde o começo do século teve a ideia de construir a sua própria fortaleza.
“É uma forma de homenagear minha mãe, que amava esse terreno e se inspira, também, com a profissão que eu segui na Itália, país onde construções como essa são comuns. A ideia é passar a aposentaria em Viana junto à família e, também, dividir o espaço para a realização de eventos”, comentou José.
Mais curiosidades sobre o castelo de Viana
Além do imponente castelo, o terreno possui outras curiosidades marcantes. Uma delas, foi revelada por nosso guia turístico especial, o Layzzane Carvalho, amigo pessoal de José, que nos mostrou a propriedade privada, conta sobre a origem das lindas palmeiras que deixam o local com ar de realeza.
“O pai dele plantou uma palmeira-imperial para cada filho que teve. Foi uma forma de homenagear cada um”, disse Layzzane.
José completou: “Eram nove palmeiras plantadas representando a mim e a meus irmãos. Depois que meu irmão faleceu, curiosamente uma das palmeiras também morreu. É como se elas realmente fossem uma extensão da gente, além de deixar o terreno lindo”.
O sítio conta também com outras construções em andamento, como uma piscina natural, em meio a rochas gigantescas, uma estrada feita a base de pedras, que remetem às pontes que vemos em filmes e séries sobre o mundo medieval, além de outros cômodos construídos em áreas que desafiam a física, pelo seu difícil acesso, mas que são exuberantes.
José é um dos artistas que usam Viana como tela para colocar em prática sua arte, misturando-a no painel que a própria natureza criou. Ele nos contou que volta em dezembro para continuar a construir o seu sonho, e matar a saudade da cidade natal.
Fonte: Prefeitura de Viana
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.