Parques Estaduais abertos neste sábado (02), feriado de Finados
Os parques estaduais do Espírito Santo estarão abertos para as famílias e curiosos pela natureza, que poderão desfrutar de um dia ao ar livre

No próximo feriado de Finados, que acontece neste sábado (02), os parques estaduais do Espírito Santo estarão abertos para as famílias e curiosos pela natureza, que poderão desfrutar de um dia ao ar livre. Sob a administração do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), as Unidades de Conservação (UCs) oferecem um ambiente para quem deseja se conectar com a natureza e vivenciar a rica fauna e flora capixaba.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiLeia também: Para se encantar! Chalé tem hidro, fogueira e vista exuberante das montanhas em Cachoeiro
Os parques Cachoeira da Fumaça e Paulo César Vinha funcionarão das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. Para quem pretende visitar o Parque Estadual da Pedra Azul, Itaúnas e o Parque do Forno Grande, as portas estarão abertas das 8h às 16h. O Pedra Azul, em função das obras no parque, somente será permitida a entrada de visitantes agendados previamente no sistema Agenda ES, que, no momento, está com vagas esgotadas.
A escalada nos parques Forno Grande e Pedra Azul requerem agendamento, além da comprovação de experiência ou a contratação de um guia qualificado. Há poucas vagas disponíveis para as experiências e, caso chova, pensando na segurança dos visitantes, os passeios serão cancelados.
Ao visitar os parques, lembre-se de que é importante respeitar as normas de preservação ambiental. As equipes estarão disponíveis para orientar e garantir que os visitantes tenham um feriado seguro e enriquecedor em meio à natureza.
Nos parques, não é permitido o uso de churrasqueiras, bem como o acesso de animais domésticos. Para voos de drone, é necessária autorização prévia do Iema (https://iema.es.gov.br/autorizacao-drone-ucs).
Informações completas sobre cada parque: https://iema.es.gov.br/visiteosparquesestaduais.
Confira os Parques estaduais que estarão abertos:
Parque Cachoeira da Fumaça
Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 17h
Agendamento para visitação: não é necessário.
Endereço: Rodovia ES-484, Distrito de Araraí, Alegre, Espírito Santo.
Parque do Forno Grande
Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 16h
Agendamento para visitação: não é necessário, controle é feito por ordem de chegada.
Agendamento para escalada ao pico: https://agenda.es.gov.br/servicos/forno%20grande
Endereço: Estrada rural s/n. Distrito Forno Grande, Castelo, Espírito Santo.
Parque Estadual da Pedra Azul
Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 16h, de terça a domingo
Capacidade de visitantes por dia: 150 pessoas
Agendamento para escalada ao topo: https://agenda.es.gov.br/servicos/pedra%20azul
Endereço: Rota do Lagarto, s/n, Km 03. Distrito Pedra Azul, Domingos Martins-ES. CEP:29278-000
Parque de Itaúnas
Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 16h
Agendamento para visitação: não é necessário.
Endereço: Rua Bento Daher, s/n. Vila de Itaúnas, Conceição da Barra-ES. CEP: 29965-000
Parque Paulo César Vinha
Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 17h
Agendamento para visitação: não é necessário.
Endereço: Rodovia ES-060 – Km 37.5, Setiba, Guarapari/ES. CEP: 29222-360