Turismo

Lazer inclusivo: projeto Praia Acessível ganha novo ponto no ES

O projeto oferece banho de mar assistido para pessoas com deficiência por meio de cadeiras anfíbias flutuantes

Redação Redação

Praia Acessível em Vitória
Lançamento do segundo ponto de Praia Acessível em Vitória. Foto: André Sobral / PMV

Mais uma opção de lazer para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida está estabelecida em Vitória. Foi inaugurado na manhã deste domingo (8), um novo ponto do projeto Praia Acessível, que agora também atenderá moradores e turistas em Jardim Camburi. A nova área está localizada entre a arena de beach soccer e o parque kids, no final da praia e passará a funcionar aos domingos, das 8h às 13h.

Leia também: Restaurante em local privilegiado de praia paradisíaca em Marataízes

O Praia Acessível é uma iniciativa da Secretaria de Esportes e Lazer (Semesp) de Vitória, voltada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, oferecendo banho de mar assistido por meio de cadeiras anfíbias flutuantes. É mais uma opção de lazer inclusivo na cidade. 

Participaram da inauguração do novo ponto do Praia Acessível o prefeito Lorenzo Pazolini, o secretário Municipal de Esportes, Rodrigo Ronchi, o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Luciano Forrechi, além dos vereadores Davi Esmael, Maurício Leite e Duda Brasil, do vereador eleito Aylton Dadalto, e lideranças comunitárias.

Praia Acessível em Vitória
Lançamento do segundo ponto de Praia Acessível em Vitória. Foto: André Sobral / PMV

Quem também participou da inauguração do Praia Acessível foram os novos beneficiados pelo projeto. O Heitor, de 8 anos, já frequenta a praia com a mãe Cristiane, moradora do bairro São Pedro. Mas ela conta que agora a experiência ficará ainda melhor. “Eu ainda consigo porque ele é pequeno. Mas o Praia Acessível vai melhorar bastante porque tem os instrutores e toda a estrutura necessária pra um banho de mar confortável para ele”, comemorou.

A escolha do novo ponto do Praia Acessível levou em consideração pontos fundamentais para garantir a segurança e o conforto dos usuários, como as condições do mar e a configuração da areia. 

Expectativa de atendimento

Com a ampliação para o novo local, a expectativa é de dobrar o número de atendimentos realizados anualmente. O ponto da Curva da Jurema atende em média 500 pessoas por ano, e a previsão é de que o novo ponto de Jardim Camburi atenda de 8 a 15 pessoas por dia durante o verão, dependendo da demanda.

Atualmente, o projeto Praia Acessível já conta com um ponto em frente à Guarderia da Curva da Jurema, que funciona às sextas e aos sábados, das 8h às 13h. Nesse local, a experiência de banho de mar assistido é segura e divertida. As cadeiras anfíbias, projetadas especialmente para a atividade, deslizam facilmente na areia e não afundam na água, permitindo que o usuário tenha um contato direto com o mar. A equipe de professores especializados, junto aos guarda-vidas, garante um atendimento de qualidade, o que proporciona aos banhistas uma experiência segura e prazerosa.

O serviço, que é gratuito, não exige agendamento e está disponível para todos. Não há lista de espera, e o banhista pode simplesmente chegar e aproveitar. 

Serviço Praia Acessível

Local: Em frente à Guarderia da Curva da Jurema

Dias: Sextas-feiras e sábados

Horário: 08h às 13h

Local: Jardim Camburi,  entre a arena de beach soccer e o parque kids, no final da praia.

Dia: Domingo

Horário: 08h às 13h

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui