Turismo

Adrenalina no ar! Veja cinco rampas de voo livre no Espírito Santo

Se você busca adrenalina nas alturas e vistas deslumbrantes, o estado oferece rampas incríveis para praticar essa emocionante atividade

Pammela Volpato Pammela Volpato

Voo Livre rampa de Uba
Foto: Divulgação Setur

O Espírito Santo, com sua diversidade de paisagens e ventos ideais, é um destino perfeito para os amantes do voo livre. Se você busca adrenalina nas alturas e vistas deslumbrantes, o estado oferece rampas incríveis para praticar essa emocionante atividade. De montanhas com visual para o mar a cenários naturais de tirar o fôlego, preparamos uma seleção das 5 melhores rampas de voo livre no Espírito Santo. Então, prepare-se para decolar e aproveitar o melhor que o céu capixaba tem a oferecer!

Leia também: A casa caiu? Descubra ponto turístico inusitado no Norte do ES

Veja cinco rampas de voo livre no Espírito Santo:

Rampa de Cachoeira Alta – Alfredo Chaves

Rampa_de_Cachoeira_Alta_AlfredoChaves_2023
Foto: Divulgação Setur

Com 450 metros de altitude e 450 de desnível, a rampa de Cachoeira Alta fica no município de Alfredo Chaves, a 86 km da capital Vitória.

Além disso, a região conta com várias opções de entretenimento. As mais belas Cachoeiras do Espírito Santo e as mais frequentadas e badaladas praias do Estado. Dessa forma, da rampa se avista o litoral e é possível pousar nas praias de Guarapari, Anchieta, Iriri, Piúma e Itaipava.

Rampa de Ubá – Castelo

A rampa de voo livre de Ubá fica a 28 km da sede de Castelo e pode ser considerada uma das melhores rampas do mundo. Tem 902 metros de altura e 740 de desnível, proporcionando uma imagem incrível. Ubá já sediou campeonatos nacionais e mundiais e a melhor época para voo é de março a setembro. Lá você encontra boa infraestrutura como banheiros, lanchonete, estacionamento e muita sombra para o público.

Rampa do Caravaggio – Santa Teresa

Rampa de Voo Livre do Caravaggio
Foto: Divulgação Setur

Localizada a 11 km do centro de Santa Teresa, a rampa de voo livre do Caravaggio é uma das mais populares e desafiadoras rampas de voo livre do Brasil, com cerca de 915 metros de altura e 300 metros de desnível. Situada em uma região montanhosa deslumbrante, a rampa oferece uma vista panorâmica incrível do vale, proporcionando belas memórias aos visitantes, especialmente durante o pôr do sol.

Além da paisagem de tirar o fôlego, a rampa oferece uma excelente infraestrutura com banheiros limpos, lanchonete, estacionamento, voos duplos com pilotos credenciados, grama bem cuidada e sinalização clara para orientar e manter o público seguro.

O funcionamento acontece aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. Entretanto, durante a alta temporada, abre também às sextas-feiras. O valor da entrada é de R$ 5,00 por pessoa, e não é permitida a entrada de alimentos ou bebidas.

Rampa do Mirante – Vargem Alta / Cachoeiro de Itapemirim

RampadoMirante_VargemAlta
Foto: Divulgação Setur

Para quem gosta de voar ao ar livre, existe essa rampa em uma região lindíssima entre Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta, sul do Espírito Santo. Não é um local somente para voo livre, mas também para observar lindas montanhas e os distritos de Soturno e Jironda, e ainda curtir o delicioso clima de montanhas.

Assim, a Rampa do Mirante é de fácil acesso e uma das únicas do Estado onde se chega por estrada asfaltada. Além disso, possui ótima infraestrutura com banheiros, chuveiros, restaurante e bar. A rampa é bem conhecida na região, por se tratar de um dos cartões postais do Espírito Santo. Situada à beira da rodovia Cachoeiro-Vargem Alta, no Km 18.

Rampa do Monjolo – Baixo Guandu

Rampa_monjolo
Foto: Divulgação Setur

Conhecida como a “Hawaíí do Voo Livre”, a Rampa do Monjolo é referência internacional, por causa das boas condições de voo. Com 860 metros de altitude e 710 de desnível, o local fica a 20 km da sede do município de Baixo Guandu.

Por ter área ampla, várias decolagens simultâneas são possíveis. O pouso oficial é ao lado da estrada que dá acesso a rampa. Porém, o lugar oferece muitas opções de pouso em diversas direções. Para quem for voar XC, também encontrará várias opções de pousos. Além disso, a rampa tem recebido várias melhorias estruturais e o serviço de bar funciona aos domingos e feriados.

Com informações da Setur

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Pammela Volpato
Pammela Volpato

Formada em 2008 pelo Centro Universitário São Camilo, já atuou como repórter em outros veículos de comunicação do Estado, como A Gazeta e A Tribuna, e também desenvolveu atividades de assessoria de comunicação. Atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde fevereiro de 2022.