Turismo

Dia do Cacau: fruto, que dá origem ao chocolate, promove turismo no ES

O Espírito Santo tem uma grande tradição de cacau e muitas rotas de chocolate. O Estado é o 3º maior produtor brasileiro de cacau

Foto: Divulgação/Governo do ES

A produção de cacau no Brasil vai muito além de suas plantações: ela se conecta diretamente ao turismo e à experiência sensorial proporcionada pelo principal produto econômico do cacau: o chocolate. O Brasil, hoje, é o sexto maior produtor mundial de cacau, com 265 mil toneladas por ano. Segundo historiadores, o cultivo começou em 1679, introduzido pelos portugueses no estado do Pará, na região Norte do país.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

No entanto, foi na Bahia que o cacau encontrou condições propícias de solo para seu amplo crescimento, e o estado tornou-se o maior produtor do país na década de 1890. A produção baiana se manteve na liderança nacional por mais de um século, até que, em 2016, o Pará assumiu a posição de liderança com suas 118 mil toneladas produzidas, tendo continuado no posto graças à consolidação do cultivo na Região de Integração do Xingu, com destaque para a cidade de Medicilândia.

Hoje, a Bahia se mantém como o segundo maior produtor de cacau do Brasil, seguida pelos estados do Espírito Santo, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Roraima e Minas Gerais. Juntos, esses estados impulsionaram a produção de chocolate no Brasil, totalizando 805 mil toneladas em 2023, um aumento de 6% em comparação a 2022.

O consumo per capita do brasileiro também aumentou, passando de 3,6 kg para 3,9 kg em 2023. O melhor para o Brasil e o turismo é que esse consumo não está restrito às compras nos mercados, mas também se estende a roteiros sensoriais únicos, espalhados por todas as regiões do país.

Rota do Cacau no Espírito Santo

O Espírito Santo tem uma grande tradição de cacau e muitas rotas de chocolate. O Estado é o 3º maior produtor brasileiro de cacau, com expressiva produção em 45 municípios capixabas. Dentro do Estado, Linhares é o maior produtor e concentra 70,7% da produção estadual. Em 2024, o estado ganhou mais um desses roteiros.

Sancionada pela Lei nº 12.254/2024, a “Rota do Cacau Capixaba” é um convite ao viajante que deseja conhecer e experimentar a história, a cultura, as belas paisagens e ainda provar uns dos melhores chocolates do Brasil.

O mais novo roteiro turístico do Espírito Santo passa por muitas propriedades dedicadas ao cultivo do cacau e interliga pontos de produção e beneficiamento nos municípios de Colatina e Linhares, que concentram grande parte da produção do fruto no estado e que produz entre 9 e 10 mil toneladas do fruto por ano.

O caminho de tudo isso é um presente para encher os olhos e o paladar dos visitantes.

Fonte: Ministério do Turismo