Turismo

Turismo e fé: conheça igreja mais antiga em atividade no Brasil

Além da importância histórica, o local oferece uma experiência única de fé e contemplação

Pammela Volpato Pammela Volpato

Igreja nossa senhora do Rosário, Vila Velha
A igreja é considerada a mais antiga em funcionamento do país . Foto: Divulgação

Em meio ao Sítio Histórico da Prainha, em Vila Velha, um dos marcos mais antigos da colonização brasileira resiste ao tempo com imponência e beleza: a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Erguida em 1535 pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho, logo após sua chegada ao Espírito Santo, a igreja foi ampliada em 1551 com a ajuda dos jesuítas e é considerada a mais antiga do Brasil ainda em funcionamento.

Construída inicialmente como uma capela, a Igreja do Rosário guarda em cada detalhe traços profundos da história do Brasil colonial. Seu interior revela preciosidades como o piso de ladrilhos hidráulicos, o forro em madeira com estrutura de prisma tripartido e uma pia batismal em mármore de lioz. Elementos que ajudam a transportar o visitante para os primórdios da ocupação portuguesa no território capixaba.

Tombada pelo IPHAN em 1950, a igreja passou por importantes obras de restauração. Como a de 2024, que renovou pintura, telhado, esquadrias e reforçou a estrutura, mantendo o patrimônio vivo e acessível para as futuras gerações. Atualmente, está totalmente preservada e aberta ao público com visitação guiada de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Igreja nossa senhora do Rosário, Vila Velha
Foto: Divulgação

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Além da importância histórica, o local oferece uma experiência única de fé e contemplação. A igreja continua com sua função litúrgica, realizando missas às terças e domingos à noite. Além de celebrações especiais, como a tradicional festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira de Vila Velha, comemorada em 7 de outubro.

Do entorno da igreja, o turista pode admirar uma belíssima vista para o Convento da Penha, outro ícone da história e da religiosidade capixaba. Nos arredores, o visitante pode conhecer ainda o Museu Casa da Memória, que reúne peças e documentos sobre a história da cidade. E o obelisco em homenagem a Vasco Fernandes Coutinho, tornando o passeio ainda mais rico em conhecimento e emoção.

Uma visita à Igreja do Rosário é muito mais que turismo! É um mergulho nas raízes do Espírito Santo, em um local onde fé, história e cultura caminham lado a lado.

Leia também: Rota do Lagarto: turismo romântico e charmoso nas montanhas capixabas

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Pammela Volpato
Pammela Volpato

Formada em 2008 pelo Centro Universitário São Camilo, já atuou como repórter em outros veículos de comunicação do Estado, como A Gazeta e A Tribuna, e também desenvolveu atividades de assessoria de comunicação. Atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde fevereiro de 2022.