
As viagens solo têm ganhado força, especialmente entre as gerações Z (pessoas nascidas por volta de 1995) e os Millennials (nascidos entre 1981 e meados da década de 90). É o que aponta a 6ª edição da Revista Tendências do Turismo, publicada nesse ano pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur, e que colocou a modalidade como uma das previsões de 2025.
Segundo avaliação do site de viagens Contiki, os jovens estão cada vez mais dispostos a embarcar em aventuras por conta própria mesmo sem a companhia de amigos ou familiares, muitas vezes optando por partidas de última hora. O comportamento reflete o impulso de “se não agora, quando?”, que motiva cerca de 69% dos viajantes a planejarem passeios sozinhos, buscando experiências personalizadas e a liberdade de explorar o mundo no seu ritmo.
O turismo solo constitui uma transformação cultural que enfatiza a autonomia, o crescimento pessoal e a flexibilidade, redefinindo a forma como as pessoas organizam e vivenciam viagens. Conforme a operadora de turismo Accor, a prática resulta em experiências altamente personalizadas, permitindo que os visitantes mergulhem mais profundamente em um destino.
A 6ª edição da Revista Tendências do Turismo reforça que a busca por situações que transcendam o mero lazer, promovam bem-estar integral e o autoconhecimento reflete uma mudança de paradigma: quando o turismo passa a ser uma ferramenta de transformação, contribuindo para a saúde física e emocional dos visitantes.
INICIATIVA – O Ministério do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), está com uma iniciativa que garante 15% de desconto em hospedagens para mulheres que viajam sozinhas. A ação inédita traz a tarifa promocional aplicada nos hotéis da rede associada à ABIH que aderirem à campanha e permanecerá válida mesmo durante grandes eventos ou feriados, estando, contudo, sujeita à disponibilidade de estadia. Confira AQUI a lista de hotéis participantes.
O Protocolo de Intenções assegura a tarifa especial para as viajantes solos, conforme declarado no ato da reserva, e será aplicada diretamente nas centrais de atendimento dos estabelecimentos participantes. O benefício será válido por um período de um ano, abrangendo acomodações em apartamento da categoria “single”.
Fonte: Ministério do Turismo
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui