
O Instituto Viva Vida (IVV/Cetaf) conquistou, no último fim de semana, mais um título inédito para a sua galeria: a equipe capixaba se sagrou campeã da Copa Sul-Americana de Basquete, competição internacional realizada em Santa Rita do Sapucaí (MG). A conquista do IVV/Cetaf veio na categoria sub-21, por meio do somatório de pontos conquistados durante todo o torneio, sendo a única equipe a alcançar quatro vitórias em seis jogos – contra equipes do Paraná, São Paulo e Estados Unidos.
Além da conquista coletiva, o time capixaba volta de Minas Gerais também com conquistas individuais. João Victor Freitas, técnico da equipe, foi considerado o melhor treinador do torneio sub-21 e pode celebrar duplamente. “Mais uma conquista importante, para mim e, principalmente, para o nosso time. Preciso sempre valorizar o que esses meninos têm feito nos treinos e nos jogos, pois são batalhadores e continuam focados em se desenvolver”, contou Freitas.
Leia também: Time feminino do ES se destaca na Copa Sul-Americana de Basquete
LDB
Considerado um dos principais atletas do torneio, o armador João Vitor Martins também valorizou a conquista. Para ele, o Sul-Americano foi importante também para mostrar que o elenco tem capacidade para jogar a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), competição que reúne as principais equipes sub-23 do Brasil.
Na primeira fase, o IVV/Cetaf fez cinco jogos e conquistou apenas uma vitória. O desempenho na segunda fase, no entanto, promete ser melhor, segundo Martins.
“Estamos muito felizes com mais este troféu. Acho que é fruto do nosso esforço e dedicação. Além do título, o Sul-Americano também serviu como preparação para a segunda etapa da LDB, pois durante a primeira fase ainda estávamos em fase de montagem da equipe. Acho que precisamos valorizar o entrosamento que tivemos aqui e, com certeza, temos chances de melhorar nosso desempenho, de forma geral”, finalizou.
As partidas da LDB retornam já esta semana. A partir de quarta-feira (30), o IVV/Cetaf entra em quadra no ginásio Hélio Maurício, no Rio de Janeiro. Os adversários desta etapa serão, na ordem: Vasco, Botafogo, Flamengo, Basquete Cearense e Unifacisa.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui