
O Espírito Santo alcançou uma campanha inédita nos Jogos Universitários Brasileiros de Praia (Jubs Praia), disputados em João Pessoa. A delegação encerrou a competição com 12 medalhas, das quais cinco foram de ouro, três de prata e quatro de bronze – resultado que supera as nove medalhas conquistadas na edição do ano passado, realizada no Rio de Janeiro.
A delegação contou com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). As cinco medalhas de ouro foram todas conquistadas por alunos da Multivix, que foram campeões no beach tennis (masculino e misto), beach wrestling (masculino), vôlei de praia (feminino) e basquete 3×3 (masculino).
Leia também: Espírito Santo se prepara para temporada recorde de observação de baleias
Além da medalha, os atletas do Basquete 3×3 ainda saíram da competição com outra surpresa: de que serão os representantes do Brasil no Pan-Americano da modalidade, que será realizado em Honduras, em 2026.
“Este título veio coroar todo o trabalho feito pelos atletas, que se dedicaram muito e chegaram aqui muito focados em terminar com o título. Vamos embora para o Espírito Santo ainda com essa ótima notícia de que seremos os representantes brasileiros no Pan”, disse o técnico da equipe João Victor Freitas.
As três medalhas de prata conquistadas pelos capixabas vieram no beach wrestling e cross training (feminino), e vôlei de praia (masculino). Já os quatro bronzes vieram no surf e aquathlon (feminino), e no beach soccer (masculino e feminino).
O presidente da Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec), Gustavo Amorim, celebrou os resultados e fez questão de parabenizar todos os medalhistas. “Estamos voltando para o Espírito Santo extasiados. É gratificante ver o Estado subindo no pódio com tantos atletas, competindo e sendo referência em diversas modalidades. Quero parabenizar também as instituições de Ensino Superior que apoiam o esporte universitário e nos ajudam a garantir esses resultados”, disse.
Além das 12 medalhas, o Espírito Santo volta de João Pessoa com mais três conquistas, todas com a Multivix: primeiro lugar geral no beach tennis masculino e o segundo lugar geral no beach tennis feminino e no wrestling masculino.
Confira todas as medalhas do Espírito Santo no Jubs Praia
Ouro
- Beach Tennis Misto (Brenda Vianna e Júlio Cabral / Multivix)
- Beach Tennis Masculino (Júlio Cabral e Luís Felipe / Multivix)
- Beach Wrestling Masculino (Samuel Mello/Multivix)
- Basquete 3×3 Masculino (Multivix)
- Vôlei de Praia Feminino (Maria Luiza/Julhia /Multivix)
Prata
- Beach Wrestling Feminino (Stefany Ferreira/Multivix)
- Cross Training Feminino (Laura Galazi/Faesa)
- Vôlei de Praia Masculino (Isac/Gustavo – Multivix)
Bronze
- Aquathlon Feminino (Vitória Moscon/Unesc)
- Surf Feminino Shortboard (Julia Silva/UFES)
- Beach Soccer Feminino (Multivix)
- Beach Soccer Masculino (Multivix)
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui