Esportes

ES brilha no wrestling e encerra segundo bloco com sete medalhas

Espírito Santo contabiliza um total de 12 medalhas: dois ouros, duas pratas e oito bronzes.

Redação Redação

wrestling capixaba
Foto: Divulgação

O Espírito Santo encerrou, nesta sexta-feira (19), a participação no segundo bloco dos Jogos da Juventude 2025, em Brasília (DF), com sete medalhas, um ouro, uma prata e cinco bronzes. O destaque foi o wrestling, modalidade que mais rendeu pódios ao Estado nesta etapa.

Somando as conquistas dos dois blocos, o Espírito Santo contabiliza um total de 12 medalhas: dois ouros, duas pratas e oito bronzes.

Leia também: Bodyboarding: capixaba vence etapa do Mundial no Espírito Santo

Na disputa do wrestling, os lutadores capixabas subiram ao pódio quatro vezes: ouro na disputa por equipes da luta livre masculina, com Daniel Almeida, Gabriel Segal e Isaque Barbatto; prata na luta greco-romana até 65kg, com Gabriel Melo; e dois bronzes conquistados por Isaque Barbatto e Maria Barcelos, respectivamente nas categorias até 71 kg e 65kg.

“As medalhas que conquistamos aqui em Brasília foram muito importantes porque geram reconhimento para o nosso Estado na modalidade. Para a minha equipe, o Clube Capixaba, também é muito importante. Ano que vem quero voltar e conquistar ainda mais medalhas”, comentou Isaque Barbatto, que subiu ao pódio em dose dupla. A modalidade foi encerrada na quarta-feira (17).

Já nesta sexta-feira (19), o Estado ampliou o número de medalhas com as conquistas do bronze no futsal, basquete e vôlei de praia, com a dupla Bernardo e Chagas.

Terceiro bloco de competições

No domingo (21), tem início o terceiro e último bloco dos Jogos da Juventude 2025, que vai até o dia 25 de setembro. As disputas reúnem as modalidades de badminton, ginástica rítmica, handebol, judô, taekwondo e vôlei, representando as últimas oportunidades para o Espírito Santo ampliar sua participação em pódios.

Sobre os Jogos

Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude reúnem estudantes-atletas de até 17 anos. A edição 2025 terá participação recorde de cerca de 4.700 competidores, representando as 27 unidades da federação.

Neste ano, o Estado está participando do evento com 179 atletas. Somando técnicos e dirigentes, a delegação completa conta com 215 pessoas. As passagens e os uniformes do “Time ES” foram custeados pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).

QUADRO DE MEDALHAS – TIME ES – JOGOS DA JUVENTUDE 2025 – 12 MEDALHAS (2 OUROS, 2 PRATAS E 8 BRONZES)

OURO

  • ATLETISMO – Davi Gabriel Bastos (marcha atlética)
  • WRESTLING – Daniel Almeida, Gabriel Segal e Isaque Barbatto (luta livre por equipe masculina)

PRATA

  • TIRO COM ARCO – Eliana Azevedo e João Felipe Miled (dupla mista)
  • WRESTLING – Gabriel Melo (luta greco-romana – 65kg)

BRONZE

  • ATLETISMO – Melissa Marinato (lançamento de dardo)
  • BASQUETE – Seleção do Espírito Santo (masculino divisão 3) *
  • CICLISMO – Ricardo Fiório Cardoso (prova de velocidade)
  • FUTSAL – Seleção do Espírito Santo (masculino divisão 2) *
  • NATAÇÃO – Isabella Luchi (100m peito)
  • VÔLEI DE PRAIA – Bernardo e Chagas (masculino)
  • WRESTLING – Isaque Barbatto (-71 kg)
  • WRESTLING – Maria Barcelos (-65kg)

*Não contabilizado no quadro de medalhas do COB

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui