Esportes

Capixabas disputam 18 modalidades nos Jogos Escolares Brasileiros

A delegação capixaba será composta por 268 pessoas, sendo 206 atletas, de 110 escolas das redes pública e privada, além de treinadores e dirigentes.

Redação Redação

Jogadores de vôlei disputando a bola
Foto: Pixabay

A edição 2025 dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s) vai começar nesta terça-feira (7), em Uberlândia (MG), com a participação de estudantes do Espírito Santo, de 12 a 14 anos, em 18 modalidades. Na última sexta-feira (3), foi realizada na Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) uma reunião técnica com as orientações para os técnicos sobre a competição.

A delegação capixaba será composta por 268 pessoas, sendo 206 atletas, de 110 escolas das redes pública e privada, além de treinadores e dirigentes. Os alunos que vão representar o Estado conseguiram a vaga por meio dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), organizados anualmente pela Sesport —, que também custeia as passagens e uniformes para a viagem rumo a Minas Gerais.

Leia também: Castelo sedia etapa final do Insanity Mountain com provas radicais neste fim de semana

Os jogos

O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e dividido por blocos. No primeiro, de terça-feira (7) — data da cerimônia de abertura — até o dia 12, serão disputados badminton, futsal, natação, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia; no segundo, do dia 15 ao 18, acontecem as brigas por medalhas em atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ginástica rítmica, judô e taekwondo; já no terceiro e último bloco, será a vez de basquete, ginástica artística, handebol, karatê, wrestling e xadrez.

No ano passado, em Recife (PE), o Espírito Santo bateu recorde de medalhas conquistadas no formato atual da competição. Foram 69 pódios na capital pernambucana, sendo 21 ouros, 20 pratas e 28 bronzes.

Em 2023, o Estado chegou ao número de 49 medalhas. Já em 2022, foram 43. E, em 2021, na edição em que a competição foi retomada, após 17 anos sem ser realizada, o Estado alcançou nove medalhas.

“O Espírito Santo vem de uma evolução. Desde que o evento foi retomado no formato atual, estamos sempre aumentando o nosso número de medalhas ano após ano. E tenho certeza de que vamos voltar de Uberlândia batendo o nosso atual recorde de medalhas. Isso é fruto do trabalho do Governo do Estado, por meio da Sesport, que vem investindo na nossa juventude e dando suporte às nossas modalidades”, destacou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui