Câmara de Ibatiba agora tem votação eletrônica
Por Marcos Freire Em tempos em que existe quem duvide das urnas eletrônicas. A Câmara Municipal de Ibatiba realizou, no dia 10, sua primeira sessão ordinária com votação completamente informatizada. Todas as votações aconteceram por meio de votação eletrônica e transmitida em tempo real no telão instalado no Plenário Eden Faustino Bernardo. Essa é mais […]
5 mins de leitura
em 16 de ago de 2022, às 17h36
Por Marcos Freire
Em tempos em que existe quem duvide das urnas eletrônicas. A Câmara Municipal de Ibatiba realizou, no dia 10, sua primeira sessão ordinária com votação completamente informatizada. Todas as votações aconteceram por meio de votação eletrônica e transmitida em tempo real no telão instalado no Plenário Eden Faustino Bernardo. Essa é mais uma inovação da Câmara que passou a ser usada após a reforma-geral da Casa de Leis. Segundo o presidente do Legislativo, vereador Fernando Vieira, a plataforma agiliza o processo de votação e possibilita aos vereadores verificar a ordem do dia e votar de forma nominal, nas sessões. Ele acrescenta que esse novo recurso também oferece transparência na apreciação de proposições em pauta. A sessão agora é realizada a partir das 17 horas, após aprovação do Novo Regimento Interno.
Avaliação nutricional dos Idosos de Calçado
A Secretaria Municipal de São José do Calçado, por meio do programa Estratégia em Saúde da Família, realizou uma ação preventiva no Lar dos Idosos. Conforme explica a nutricionista Rúbia Victor Guimarães, foi realizada uma avaliação antropométrica dos idosos. “Essa avaliação vai servir como parâmetro para uma possível intervenção no cardápio oferecido aos usuários, visando a melhoria da alimentação, com uma mudança na composição das refeições e, se necessário, um treinamento para a atualização das cozinheiras”, informa, a nutricionista.
De cara nova
Câmara Municipal de Ibatiba está de cara nova, depois que foi realizada uma reforma geral que foi inaugurada, no dia 5, com a presença de todos os vereadores e do prefeito Luciano Pingo. Também estava presente a secretária de Estado de Economia e Planejamento, Emanuela Pedroso, o pastor Wellington Avelino – representando os pastores do Conselho de Pastores de Ibatiba (Copai) – e o ex-vereador Admilson Ribeiro, além de outras personalidades. A obra foi possível com cortes de gastos na gestão da Câmara. E, após uma análise técnica, o espaço ganhou novo projeto arquitetônico, hidrossanitário e de combate e prevenção a incêndios. Também foi feita a troca de revestimentos de pisos e paredes, impermeabilização do teto e novas instalações elétricas, entre outras melhorias. Nos últimos anos, a estrutura do prédio sofreu com muitas chuvas e demais intempéries.
De cara nova (2)
Inaugurada em 2010, a Câmara Municipal de Ibatiba ainda não havia recebido uma reforma para sanar diversos problemas estruturais, especialmente, de impactos após as chuvas que causavam gotejamento nas salas e plenário, além de umidade no forro. Mesmo com alguns reparos que foram feitos ao longo dos anos, a reforma completa garante, agora, um espaço melhor para atender a população. “Hoje, temos um espaço adequado, seguro e moderno para a nossa sociedade ibatibense que se beneficia com o espaço, para a realização de eventos e palestras”, afirma o presidente, Fernando Vieira. “É um espaço da população e que merecia ter uma estrutura adequada”, completa.
Definida escola do Proeti em Iúna
Iúna já tem a primeira escola contemplada pelo Programa de Educação em Tempo Integral (Proeti), do Governo do Estado. A Escola Municipal Luiz Moises Heringer, localizado na comunidade de Laranja da Terra começará as atividades com expansão da carga horária de estudos no ano que vem. Para isso, o prédio da escola passará por reforma, a partir do final de 2022, para que os estudantes comecem as atividades escolares no início do ano letivo de 2023. Os responsáveis pela implantação estão passando por uma capacitação e formação e, antes, foi feito um levantamento sobre a opinião dos pais e responsáveis que demonstrou a aprovação da comunidade. Antes do final deste ano, a Secretaria Municipal de Educação fará uma visita à comunidade para explicar um pouco mais sobre o programa.
Definida escola do Proeti em Iúna (2)
O Governo do Estado está acompanhando o processo de implantação do Proeti em Iúna. Além do apoio financeiro, a Secretaria Municipal de Educação está recebendo informações e recursos técnico-pedagógicos consolidados pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu). O objetivo do programa é promover o desenvolvimento das múltiplas dimensões da infância, adolescência e juventude, considerando o corpo, a mente e a vida social. E está dentro da meta do Plano Nacional de Educação (PNE), a qual é ter, até 2025, 50% das escolas públicas atuando em tempo integral, alcançando, no mínimo, 25% dos alunos da educação básica.
Eleição Suplementar do Conselho Tutelar
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Dores do Rio Preto publicou edital que visa a realização da Eleição Suplementar do Conselho Tutelar do município. O pleito tem como objetivo preencher uma vaga para conselheiro suplente, com mandato de outubro de 2022 a janeiro de 2024. As inscrições já estão abertas e vão até dia 2 de setembro, podendo ser feitas na Secretaria Municipal de Assistência Social, das 8 às 15 horas. O edital completo pode ser acessado aqui.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.