ads-geral-topo

Rota da Cerveja: 1 ano de dedicação à cena cervejeira capixaba

Lançado em maio de 2022, ao longo de 12 meses conquistamos um público fiel e crescente, que acompanha de perto as novidades do setor no Espírito Santo

em 09 de maio de 2023, às 11h12

7 mins de leitura

Mosaico sobre fotos de Polenta Studios- Divulgação RuralturES/Imagens com direito autoral. Proibida reprodução sem autorização)

O Rota da Cerveja completa um ano! Desde maio do ano passado, o blog vem se dedicando a divulgar as cervejarias artesanais do Espírito Santo, seus eventos, lançamentos e tudo o que envolve o universo das cervejas especiais. E o resultado não poderia ser melhor: um público fiel e crescente, que acompanha de perto as novidades do setor.

Ao longo desse primeiro ano, o Rota da Cerveja produziu dezenas de conteúdos de qualidade, sempre buscando mostrar o que há de melhor na cena cervejeira capixaba. Em 12 meses, produzimos 98 conteúdos, gerando média de 981,33 visualizações/mês e 602,75 leituras/mês, segundo estatísticas da plataforma Medium.

O recorde de acessos foi em setembro de 2022, quando um post que divulgou em primeira mão a programação da primeira Oktoberfest de Domingos Martins, visto por mais de 5.500 pessoas.

Além disso, o perfil no Instagram do blog também vem ganhando destaque, com um número cada vez maior de seguidores que acompanham as postagens e interagem com os conteúdos.

Mas o grande diferencial do Rota da Cerveja são as histórias e os testemunhos dos próprios cervejeiros, que mostram a paixão e o empenho que envolvem a produção de cervejas artesanais no Espírito Santo. São esses relatos que tornam o blog ainda mais interessante e inspirador para os apreciadores da bebida.

Para comemorar esse primeiro aniversário, vários cervejeiros deram seus depoimentos sobre a importância do Rota da Cerveja para a cena cervejeira capixaba. E, em breve, o blog deve ganhar uma logomarca, que irá ajudar a consolidar ainda mais sua identidade.

Confira!

Tedesko Almeida (Piwo)- Não há ramo econômico que possa crescer sem contar uma boa história, sem engajar o público, sem fazer com que as pessoas saibam o que está acontecendo. Por isto, Henry Ford dizia que se tivesse um único dólar investiria em publicidade. As pessoas só se veem no que conhecem. E para tornar conhecido o ramo das cervejarias do Espírito Santo, o Rota da Cerveja tem um papel espetacular ao contar a história de cada cervejaria, cada cervejeiro, cada evento, cada premiação… Está sempre conosco, mostrando ao grande público que esta é uma indústria em pleno crescimento. O Espírito Santo é o que mais cresce no Brasil, e não conseguiríamos esses números sem nossos parceiros para contar essa história. E o blog é nosso principal nesta empreitada, para a Piwo especialmente. Leandro é parceiro nosso de primeira hora. Desde que criamos nossa primeira rede social, ele nos aconselhou e a gente revisitou todo nosso plano de marketing. Esteve com a gente no nosso primeiro evento, nas inovações. Não só para tornar isso público, mas também para conversar, entender. Quero agradecer e dar meu testemunho sobre a importância da Rota da Cerveja para cada cervejaria. Cada gota de cerveja feita não chegaria com o mesmo sabor ao cliente final se ele não soubesse a história por trás daquele produto. Daí a importância do blog”.

Tedesko (ES) ao lado dos sócios, Stanislaw e Nemezio
Tedesko (ES) ao lado dos sócios, Stanislaw e Nemezio. (*Fotos: Divulgação)

Thalles Guimarães (sócio da Azzurra)- “O ES tem se mostrado destaque no cenário nacional quando o assunto é cerveja, sobretudo, as Montanhas Capixabas. Aqui, aliamos este produto tão especial a um ecossistema voltando ao turismo cervejeiro. A página tem papel fundamental na disseminação da cultura cervejeira e também do potencial turístico da região.

Parabéns pelo trabalho, continue firme!”.

Henrique Busato Falchetto (Braúna)

Henrique Busato Falchetto (Braúna)- O mercado de cervejas artesanais tem crescido muito rapidamente na região das Montanhas Capixabas graças ao potencial turístico local. Afinal, o que é melhor do que apreciar ótimas cervejas em locais maravilhosos e de clima característico?

Acompanhando esse movimento, o blog ‘Rota da Cerveja’ tem feito uma bela cobertura da cena local, divulgando eventos, lançamentos de cervejas, notícias sobre investimentos no nicho, dentre outras informações relevantes. Tal abundância e qualidade de informação são essenciais para o fortalecimento dos negócios regionais”.

Marjori Crispim (Três Santas)- “Conhecemos o blog recentemente e, a partir de então, passamos a trocar informações e divulgar as ações do universo da cerveja artesanal capixaba.

Achamos de fundamental importância a existência de canais com conteúdos de qualidade sobre o segmento cervejeiro do Estado! E o blog Rota da Cerveja vem contribuir com esse cenário, elevando o nível de cobertura e informações sobre a cerveja artesanal do Espírito Santo.

Parabéns! E vida longa ao blog!

Eliza Botacine Dalvi (Aurora)- Leandro faz um trabalho de excelência com o blog, com textos bem escritos, informações rápidas e atualizadas. É muito importante ter as informações da Rota das Cervejas em um só lugar, facilitando o entendimento para o turista, além de propagar a cultura cervejeira nas Montanhas. A Aurora parabeniza o blog pelo seu primeiro ano!!

Eliza Botacine Dalvi (Aurora)
Foto: Heitor Delpupo (Polenta Filmes)

Guilherme Paste Perim (Seu Severo)- O blog é um serviço de excelente qualidade e muito importante para os pequenos cervejeiros e todo o circuito de cerveja artesanal do Estado do Espírito Santo, que vem crescendo bastante e precisa deste tipo de serviço que Leandro presta com maestria. Várias reportagens muito interessantes, com conteúdo elaborado, sempre procurando incentivar as visitas às cervejarias e aos locais onde são vendidas, contribuindo para que o pequeno produtor continue no projeto de trazer cervejas de excelente qualidade para a população do Espírito Santo e turistas que nos visitam. A gente sabe que é muito complicado lidar com esse império chamado Ambev, Heineken e outras grandes corporações cervejeiras, mas com o tipo de trabalho do Rota da Cerveja a gente tem, além de um incentivo, a propagação do mundo cervejeiro, dessa comunidade. A gente precisa se juntar uns aos outros pequenos e manter essa vontade nossa de levar produtos excelentes para o consumidor. Parabéns Leandro pelo excelente trabalho, pela disposição de correr atrás e fazer esse trabalho voluntário. Mas como é mais um apaixonado por cerveja, sei que fica feliz de ajudar a gente a continuar no caminho. Parabéns pelo primeiro aniversário do blog! Muitos e muitos anos de vida para o Rota da Cerveja!

Cervejaria Deck Beer- “O blog Rota da Cerveja é um guia essencial para apreciadores de cerveja artesanal no Espírito Santo, em especial para a região de Pedra Azul, e tem sido uma parceria importante para que nós da Cervejaria Deck Beer nos conectemos com a comunidade local e turistas.

O blog oferece uma fonte confiável de informações sobre cervejas artesanais, eventos cervejeiros e estabelecimentos locais que servem cervejas especiais, ampliando o destaque das Montanhas Capixabas.

Por meio dele, nós da Cervejaria Deck Beer podemos compartilhar nossas cervejas e manter clientes informados sobre nossos próximos eventos/promoções.

Em resumo, o Rota da Cerveja é uma vitrine valiosa para a Cervejaria Deck Beer e estamos orgulhosos de fazer parte do primeiro ano do blog.”

Gino Rigo (Altezza)- “O canal Rota da Cerveja é um importante meio de divulgação e esclarecimento desse produto tão nobre, que é a cerveja artesanal. A promoção dos nossos produtos é essencial para que consumidores fiéis ou leigos estejam a par das particularidades do meio cervejeiro”.

Gino Rigo (Altezza)
Foto: Leandro Fidelis/Arquivo pessoal

Eloiza Berger (Berger Bier)- “O blog é de suma importância para divulgar a cena capixaba de cerveja artesanal! Apesar de sermos um Estado pequeno, cada vez mais estamos representados no mercado nacional. É muito importante alguém que acredite no nosso cenário crescente e divulgue. Por isso, agradeço muito o Rota da Cerveja!

Prosit! 🍻”

Vitor Caliman (Grecco)- O blog foi uma excelente ideia e execução de meio comunicativo para aproximar os clientes e turistas para o ramo cervejeiro. Além de trazer informações técnicas das cervejas, atua como um informe de eventos das cervejarias do Espírito Santo.

Na minha opinião pessoal, poderia dar uma maior ênfase para os produtores locais, em especial às cervejarias de Venda Nova, dar uma conectada entre a cerveja e o agroturismo. Acredito que seja bastante desafiador criar conteúdo, ainda mais específico sobre cerveja, mas, acho que seria mais bacana essa ideia.

Continue com essa sagacidade e objetivo que vai crescer ainda mais! 🚀”

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape