ads-geral-topo
Entretenimento

Cachoeiro: artistas podem contribuir na construção de editais culturais

Os artistas poderão contribuir sobre as principais diretrizes que irão nortear a aplicação da Pnab em Cachoeiro

Por Redação

2 mins de leitura

em 22 de fev de 2024, às 16h10

Foto: Márcia Leal/PMCI
Foto: Márcia Leal/PMCI

Até a próxima segunda-feira (26), a classe artística de Cachoeiro pode participar da construção dos Editais da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).

Para isso, até às 12h, uma escuta pública encontra-se aberta e pode ser acessada, através da plataforma Mapa Cultural, que pode ser conectada via endereço: mapa.cultura.es.gov.br/oportunidade/1427/#info.

Os artistas poderão contribuir sobre as principais diretrizes que irão nortear a aplicação da Pnab em Cachoeiro, com ênfase nas áreas prioritárias para a destinação dos recursos.

Aliás, a construção dos editais destinará cerca de R$ 1,3 milhão para o fomento de atividades culturais no município.

Leia também: Guaçuí: oficinas gratuitas de dança agitam a cidade nesta sexta (23)

Para que serve a escuta pública para a criação dos editais culturais?

A escuta pública, para a criação dos editais de convocação e distribuição dos recursos, é uma exigência do Ministério da Cultura e objetiva dar mais transparência, por meio do aumento da participação social no processo de aplicação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc, e levantar dados a fim de traçar metas para os editais de fomento.

“Dentre as políticas públicas de cultura, os editais de fomento são as ferramentas que mais se consolidaram. Nesse sentido, é importantíssimo ouvir a classe artística em todos os segmentos e manifestações. A participação de todos os que compõem a comunidade cultural direcionará os recursos em direção às verdadeiras demandas do setor. Por isso, mobilize seu segmento e participe”, expressa a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Política Nacional Aldir Blanc

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), instituída pela Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022. Visa fomentar a cultura ao apoiar todos os Estados da Federação, o Distrito Federal e os Municípios brasileiros. Os recursos serão repassados por cinco anos.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape