ads-geral-topo
Entretenimento

Escritores capixabas têm encontro em Guaçuí

O Encontro de Escritores Capixabas em Guaçuí pretende estimular o hábito da leitura e aproximar os leitores dos escritores capixabas

Por Larissa Chaves

4 mins de leitura

em 16 de abr de 2024, às 16h08

Foto: Divulgação

A Academia Guaçuiense de Letras e Cultura realiza no período de 22 a 24 de abril o Encontro de Escritores Capixabas em Guaçuí. O encontro tem como objetivos comemorar o dia do livro (23 de abril) e estimular a leitura. Além disso, proporcionar o contato com temas atuais e do passado histórico da literatura capixaba entre escritores, estudantes, público espontâneo, e registrar outros olhares e outras perspectivas narrativas sobre relações sociais no Estado do Espírito Santo.

Leia também: Cachoeiro recebe espetáculo inédito de teatro infantil

Nesse encontro o participante também entrará em contato com os processos de escrita e as obras desses autores de trajetórias tão distintas, bem como com a produção editorial numa feira de livros. O foco principal são os alunos, de todos os níveis, que poderão interagir com as obras, participar de encontros com autores através de palestras, debates, painéis e rodas de conversas, além de apresentações de teatro, música, saraus, contação de histórias, sessão de autógrafos, entre outras manifestações.

Segundo a entidade organizadora, em 2023 foi realizado um primeiro encontro municipal mostrando as potencialidades da literatura local. Dessa vez o evento se expande e mostra um pouco da produção capixaba, tornando-se o Encontro de Escritores Capixabas em Guaçuí que pretende estimular o hábito da leitura e aproximar os leitores dos escritores capixabas para debate das ideias e celebração do encontro do criador com seu público. Além disso, os apreciadores da literatura conhecerem as várias formas de transformação da escrita em outras formas artes.

Programação

A programação é totalmente gratuita e terá a participação de duas editoras capixabas – a Jordem e a Cousa, da Grande Vitória. A produção editorial capixaba, representada por estas editoras, academias e livreiros, estará exposta no evento a fim de divulgar, ampliar o mercado e estimular o índice de leitores no território capixaba. “Essas editoras estarão dentro de dois painéis de debates e ainda estarão fazendo o lançamento de livros de seus autores”, informa Carlos Ola, um dos diretores da entidade.

O Encontro de Escritores Capixabas em Guaçuí é uma promoção da Academia Guaçuiense de Letras com recursos do Funcultura – Edital 04/2023 – Valorização da Diversidade Cultural Capixaba – Incentivo à Leitura, da Secult-ES. Conta ainda com atividades contempladas pelo edital municipal 003/2023 da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes com recursos da Lei Paulo Gustavo – Ministério da Cultura.

  • Dia 22 de abril

19h – Abertura Oficial

19h30 – Exibição do documentário Narrativas Femininas de Guaçuí

19h45 – Painel LIVRO, LITERATURA E LEITURA – LITERATURA NA ESCOLA, com Neuza Possati e participação de Adriana Cassa

  • Dia 23 de abril

08h – Visitação ao II Salão de Artes e Cultura

09h – Painel A ESCRITA FEMININA DE GUAÇUÍ, com participação das escritoras da Academia Guaçuiense de Letras e Cultura

10h30 – Exibição do documentário Narrativas Femininas de Guaçuí

14h – Projeto Caravana Combiousa com lançamento de livro As Aventuras de Sassá e Dudu no Caparaó Capixaba

15h – Painel LITERATURA E MEIO AMBIENTE E O GÊNERO ROMANCE NA LITERATURA – Itinerância da Combiousa, com Sabrine Lino Pinto e Márcio Miranda Mores.

19h – Sarau Literário com participação de diversos escritores e artistas.

  • Dia 24 de abril

O8 – Visitação ao II Salão de Artes e Cultura

09h – Painel A ESCRITA CRIATIVA, com Danyel Sueth e Júlia Barbosa Gonçalves

10h30 – Contação de história – A Roupa Nova do Imperador, com o Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira

14h – Lançamento do livro: O Vale do Itabapoana – perspectivas e trajetórias familiares da história do sul capixaba (1820 – 1960), de Marcos Cândido Mendonça

15h – Painel A TRAJETÓRIA HISTÓRICA E SOCIAL NAS NARRATIVAS DOCUMENTAIS, com Marcos Cândido Mendonça e Miguel Teodoro

19h30 – Apresentação teatral do espetáculo Quarto de Despejo com o ator Euclides Franco

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape