ads-geral-topo
Entretenimento

Eventos gastronômicos celebram os 150 anos da Imigração Italiana no ES

O Sabores e Aromas da Imigração Italiana vai oferecer aulas-shows gratuitas conduzidas por chef renomados

Por Redação

2 mins de leitura

em 28 de jun de 2024, às 11h03

Foto: Hélio Filho/Secom

O Senac-ES está promovendo eventos gastronômicos para lá de especiais em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Espírito Santo. O Sabores e Aromas da Imigração Italiana vai oferecer aulas-shows gratuitas conduzidas por chef renomados. O primeiro encontro acontece no dia 1º de julho, no Auditório do Senac, em Santa Teresa. Já o segundo, será no dia 3 de julho, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória.

Os participantes terão a oportunidade de explorar os sabores e aromas tradicionais da Itália por meio de demonstrações culinárias realizadas pelos chefs Juarez Campos e Fabricia Sarria. O objetivo é compreender a significativa contribuição da imigração italiana para a gastronomia global, evidenciando a influência que essa cultura teve na culinária brasileira e, especialmente, na do Espírito Santo. 

Imigração italiana e a gastronomia

Em 21 de fevereiro de 1874, o navio “La Sofia” atracou no porto de Vitória, marcando o início oficial da imigração italiana no Brasil. Com quase 400 imigrantes a bordo, essa data se tornou emblemática na história nacional, celebrando 150 anos de uma jornada marcante. 

A chegada desse primeiro navio marcou o início de um fluxo migratório contínuo que moldaria a demografia e a cultura brasileiras para sempre. Estima-se que cerca de 25 milhões de brasileiros tenham ascendência italiana, o que representa uma parte significativa da população do país.

Os italianos trouxeram consigo habilidades, técnicas e traços da culinária europeia reproduzidas e apreciadas até hoje. A tradição gastronômica marcou a história e o paladar dos brasileiros e é reconhecida como uma das mais saborosas e ricas, com diversidade de ingredientes e aromas que só os italianos sabem fazer. 

Como se inscrever nos eventos gastronômicos

O evento é gratuito, sendo voltado para profissionais da área, alunos de gastronomia e o público em geral. Os interessados em participar podem se inscrever via formulário on-line de acordo com a data e o local desejado.

Santa Teresa
Data: 1º de julho
Horário: 18h
Local: Auditório do Senac de Santa Teresa
Inscrições: aqui!

Vitória
Data: 3 de julho
Horário: 9h
Local: Auditório do Hotel Senac Ilha do Boi
Inscrições: aqui!

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape