ads-geral-topo
Entretenimento

Marataízes recebe Encontro de Grupos Folclóricos e Danças Típicas

O evento, que destaca a rica diversidade cultural do Espírito Santo, com presença de diversos grupos da cultura popular, é realizado em conjunto com a tradicional Festa das Canoas

Por Redação

3 mins de leitura

em 08 de mar de 2024, às 17h11

Foto: Divulgação

A Academia Marataizense de Letras promove, neste sábado (9), o VI Encontro de Grupos Folclóricos e de Danças Típicas. O evento acontece a partir das 15h, na tenda cultural da Praia Central de Marataízes, com entrada gratuita. O evento destaca a rica diversidade cultural do Espírito Santo, com presença de diversos grupos da cultura popular. Portanto, realização é em conjunto com a tradicional Festa das Canoas, que completa 114 anos em 2024.

Aliás, entre as atrações, apresentam-se grupos de jongo, capoeira, caxambu, folias de reis, de danças flamenca, cigana, alemã. No entanto, também acontecem apresentações teatrais, rodas de samba, maculelê. Portanto, a ocasião conta ainda com homenagem à mestra Maria Laurinda Adão, que há mais de seis décadas está à frente do grupo de caxambu Santa Cruz, em Cachoeiro de Itapemirim.

Leia também: Cachoeiro recebe o espetáculo ‘O Circo Faz de Conta’ neste sábado (9)

Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), o evento foi contemplado pelo Edital 04/2022 – Valorização das Culturas Tradicionais, da Secretaria da Cultura (Secult). Contudo, é importante na preservação e promoção das tradições locais, a programação inclui uma variedade de apresentações de danças e músicas folclóricas, reunindo grupos de diferentes localidades do Estado, proporcionando uma imersão nas raízes culturais capixabas.

Danças típicas

“O encontro é uma oportunidade única para celebrarmos as diversas expressões culturais do nosso Estado, promovendo um diálogo intercultural enriquecedor. Esperamos que a comunidade local e os visitantes de outras regiões possam aproveitar e se inspirar com nossas apresentações”, afirma Bárbara Pérez, uma das responsáveis pela organização do evento, juntamente com Michelle Fonseca Nasr e Márcia Peixoto, organizadoras do evento. “Esperamos que a comunidade local e visitantes de outras regiões possam aproveitar e se inspirar com as apresentações.”

Por meio das performances, a sexta edição do encontro visa fortalecer – entre participantes e espectadores – o senso de comunidade e a identidade cultural, contribuindo para a valorização e a continuidade das tradições populares do Espírito Santo, de modo integrado com as comunidades religiosa e pesqueira de Marataízes.

Serviço

  • VI Encontro de Grupos Folclóricos e de Danças Típicas
  • Quando: 09/03 (sábado)
  • Horário: das 15h às 22h
  • Local: Tenda Cultural, Praia Central de Marataízes
  • Entrada gratuita
  • Mais informações: (28) 99883-4226 e [email protected] 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape