ads-geral-topo
Entretenimento

Robô da NASA “despertou” em Marte ao som do Casaca há 20 anos

Data marcante na história da música feita no Espírito Santo é nesta quarta-feira (10)

Por Redação

2 mins de leitura

em 09 de jan de 2024, às 12h30

Foto: Divulgação

O mês de janeiro é especial para a banda capixaba Casaca. Além de completar 24 anos de existência no primeiro dia do ano, nesta quarta-feira (10), fazem 20 anos que o robô da NASA “despertou” em Marte ao som da música Da Da Da.

Leia também: Gastronomia e música no Festival de Verão em Presidente Kennedy

“Foi um dia especial, pegou todos de surpresa. Vimos o Brasil falando sobre a Barra do Jucu, sobre o congo, sobre a música produzida no Estado. É uma honra pra gente fazer parte dessa história, que mistura ciência, cultura e muita alegria”, disse o vocalista Renato Casanova.

Da Da Da, que abre o segundo álbum da banda, foi tocada em Marte, no dia 10 de janeiro de 2004, para acordar o robô Spirit, da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço da América (Nasa).

O álbum utilizado foi gravado e distribuído pela Sony Music, com a produção musical do saudoso Paulo Rafael, que foi o principal guitarrista da banda do Alceu Valença.

20 anos que o Robô da NASA “despertou” em Marte

Nesta quinta-feira (11), a celebração deste momento importante para a banda e para as descobertas no planeta vermelho, será no Desgusta Beer, que acontece no Shopping Vila Velha. A apresentação do Casaca está marcada para 21h.

Da Barra do Jucu para Marte

Originária da Barra do Jucu, em Vila Velha, Casaca é praticamente um sinônimo de cultura capixaba por onde passa. Com mais de 20 anos de estrada, a banda segue encantando o público brasileiro com hits dos anos 2000 e a essência do congo tocado em solo espírito-santense.

A manifestação folclórica dos tambores e o instrumento que dá nome ao grupo, expressada também com solos de guitarra, baixo, bateria e teclado, continua viva na memória do povo. Dentre as canções mais ouvidas do Casaca, que tem sete álbuns gravados, Anjo Samile é a de maior destaque em plataformas de streaming.

Em agosto de 2023, foi eleita na categoria Grupo ou Banda no Prêmio da Música Capixaba, pelo trabalho realizado no ano anterior, conquistando assim seu mais recente troféu. No Brasil, a banda Casaca já se apresentou em todas as regiões, com destaque nas capitais, e tem circulado mês a mês. Desde sua origem, fez shows também na Europa e levou a bandeira do Espírito Santo mundo afora.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape