ads-geral-topo
Entretenimento

Tradição italiana, 22ª Festa do Socol em Venda Nova acontece em maio

O evento acontecerá na comunidade de Alto Bananeiras, na zona rural, ponto mais alto de Venda Nova, onde o presunto de maturação natural carrega consigo mais de um século de tradição

Por Redação

3 mins de leitura

em 10 de jan de 2024, às 15h15

Foto: Divulgação

Programe na agenda um feriado de 1º de maio prolongado em Venda Nova do Imigrante, nas Montanhas Capixabas! A Festa do Socol, evento tradicional que celebra um alimento da rica cultura italiana do município, anuncia sua 22ª edição nos dias 04 e 05 de maio de 2024.

O evento acontecerá na comunidade de Alto Bananeiras, na zona rural, ponto mais alto de Venda Nova, onde o presunto de maturação natural carrega consigo mais de um século de tradição.

Leia também: 37ª Festa do Tomate: show de Barões da Pisadinha e sorteio de prêmios

O socol é um embutido cujo nome remete aos ossos do pescoço do porco. Em 2018, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu o registro de Indicação Geográfica (IG), garantindo a autenticidade desse produto à região nordeste do município de Venda Nova do Imigrante, a “Capital Nacional do Agroturismo”.

Atualmente, oito famílias têm o direito do uso do selo da IG, garantindo reputação e notoriedade ao produto e atraindo o interesse de turistas de todo o país e do mundo.

E nesse contexto, a Festa do Socol começou de forma modesta e tornou-se um evento grandioso graças à comunidade unida e engajada de Alto Bananeiras. No entanto, mais de 150 voluntários trabalham incansavelmente para tornar o evento 100% beneficente, com parte dos lucros revertida para entidades locais, como as Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo (HPM), 10%; e Apae-VNI, outros 10; e para melhorias na comunidade e investimentos na festa do ano seguinte (80%).

Com os recursos do evento passado, os moradores instalaram câmara fria e encanamento com gás na área da Festa. “No ano passado, colocamos muitas novidades, e vamos manter o que deu certo em 2024”, destaca Hiago Falqueto, um dos coordenadores do evento.

Festa do Socol

Em 2023, a Festa do Socol atraiu um público de mais de 4.000 pessoas desfrutando de dois dias repletos de atrações. Foram consumidos 300 kg de socol, e o leilão do socol gigante e o palpite para adivinhar o tamanho da linguiça foram alguns dos destaques. Além disso, a festa contou com novidades, como a aula show no sábado com receitas à base do embutido. No entanto, foi a primeira vez que a Festa contou com programação diurna no sábado.

“A Festa cresceu nos últimos anos. Passamos de cem quilos para 300 kg de socol em 2023, feitos pelos voluntários. Vamos manter a organização com a divisão de equipes, a sinalização no ambiente do evento para facilitar o ir e vir do público e caixas móveis para manter a qualidade dos serviços. E oferecer muita comida boa, a exemplo do Pastel de Socol, e diversas bebidas”, atesta Falqueto.

O evento acontece de frente para o Lago de Alto Bananeiras, um dos pontos turísticos de Venda Nova do Imigrante. Aliás, trata-se de uma reserva artificial de água que espelha o céu azul. Fica pertinho da Igreja Católica da comunidade e é um cenário incrível para fotos. Quem quiser pode levar o anzol, pois o lago contém várias espécies de peixe para pesca. Para chegar, pegue a rodovia BR-262 na altura do km 106 no sentido Alto Bananeiras. Deste ponto, são apenas 4,5 km de estrada de chão bem conservada.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape