Turismo

Balneário de água doce é destaque do turismo no extremo Norte Capixaba

Mucurici encanta pelo clima acolhedor e pelas atrações que combinam lazer, história e tradição.

Pammela Volpato Pammela Volpato

Por do sol Balneário de água doce em Mucurici
Foto: Divulgação Setur

Se você está em busca de um destino tranquilo, cercado por natureza, cultura e muita diversão, Mucurici pode te surpreender. Localizado no extremo norte do Espírito Santo, na divisa com o sul da Bahia e o leste de Minas Gerais, o município é uma joia ainda pouco explorada no turismo capixaba. Com cerca de 6 mil habitantes, a cidade encanta pelo clima acolhedor e pelas atrações que combinam lazer, história e tradição.

Balneário de Mucurici: diversão garantida em águas doces

Durante o verão, o Balneário de Mucurici se transforma no principal ponto de encontro de moradores e turistas. O local é um verdadeiro paraíso de água doce, com estrutura completa para quem quer aproveitar dias de sol com tranquilidade e conforto. Piscinas, calçadão, quadras de vôlei e futebol de areia, playground, restaurante e cabanas compõem o espaço de lazer.

Na área conhecida como Prainha, o visitante encontra opções como natação, canoagem, pedalinhos e até um projeto de piscicultura. Há ainda uma torre de observação, academia ao ar livre, área esportiva, quiosques de alimentação e um palco para eventos e shows.

Balneário de água doce em Mucurici
Foto: Divulgação Setur

Festas que movimentam a cidade

Quem visita Mucurici também encontra uma programação animada ao longo do ano. O destaque vai para o “Mucurici na Rota do Forró”, um dos maiores eventos do município, realizado em julho, que celebra a cultura nordestina com muito forró, gastronomia e tradição.

Além disso, a cidade realiza festa de Réveillon, com shows e queima de fogos, e um Carnaval antecipado, que já virou tradição na região e atrai foliões de diversas cidades vizinhas.

Um mergulho na história: Museu do Contestado

Para quem aprecia turismo cultural, Mucurici reserva um capítulo importante da história do Espírito Santo. No Museu do Contestado, o visitante conhece os detalhes da disputa territorial entre Espírito Santo e Minas Gerais, episódio marcante que deu origem à chamada “Guerra do Contestado”. O acervo também preserva as raízes folclóricas e culturais da cidade, marcada pela forte colonização mineira e baiana.

Emancipada em 29 de dezembro de 1953, Mucurici valoriza sua história com orgulho e convida turistas a descobrirem suas belezas naturais e tradições populares.

Leia também: Turismo nas montanhas capixabas: destinos imperdíveis no inverno

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Pammela Volpato
Pammela Volpato

Formada em 2008 pelo Centro Universitário São Camilo, já atuou como repórter em outros veículos de comunicação do Estado, como A Gazeta e A Tribuna, e também desenvolveu atividades de assessoria de comunicação. Atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde fevereiro de 2022.