Turismo

Descubra a magia da Pedra da Ema, em Burarama, interior de Cachoeiro

Uma falha natural na rocha projeta a imagem perfeita de uma ema quando a luz do sol incide sobre ela

Pammela Volpato Pammela Volpato

Pedra da Ema
Foto: Prefeitura de Cachoeiro

o viajar pela Rodovia ES 482 em direção ao distrito de Burarama, um espetáculo natural dá as boas-vindas: a imponente Pedra da Ema. Este monumento impressionante pode ser avistado de qualquer ponto do distrito. Dessa forma, se destaca como uma verdadeira joia da região.

No coração de Burarama, a cerca de 35 quilômetros do centro da “Capital Secreta do Mundo“, encontra-se uma pedra de 1.500 metros. Uma falha natural na rocha projeta a imagem perfeita de uma ema quando a luz do sol incide sobre ela, criando, desta maneira, um espetáculo visual único.

Contudo, é entre meio-dia e 15 horas, especialmente nos meses de junho a setembro, que a ema se revela com clareza impressionante. Em dias ensolarados, a sombra cria a figura da ave com precisão, enquanto nos dias nublados e chuvosos, a pouca luz impede que a imagem se forme.

Para explorar de perto essa maravilha natural, os visitantes podem seguir uma trilha até a base da Pedra da Ema, com o acompanhamento de guias locais. O trajeto até Burarama é uma viagem encantadora: a cerca de 170 km da capital Vitória, o percurso segue pela BR 101 até o trevo de Cachoeiro, continuando pela ES 482 em direção a Alegre até chegar ao distrito. O trecho final, da rodovia estadual até Burarama, leva aproximadamente 15 minutos.

Por fim, a Pedra da Ema é protegida pela Lei Municipal nº 5484/2003. Trata-se de um patrimônio natural de Cachoeiro de Itapemirim e integrando o Corredor Ecológico Burarama, Pacotuba e Cafundó. A região é um paraíso de belezas naturais, com dezenas de cachoeiras e áreas preservadas da Mata Atlântica, abrigando espécies centenárias de jacarandás, jequitibás e ipês. A fauna local inclui pequenos macacos, capivaras, tucanos, papagaios e seriemas, compondo um ecossistema vibrante e diversificado.

Lenda da Pedra da Ema

A pedra é cheia de mistérios e lendas. Uma delas, contada por moradores, é que um escravo teria enterrado um fazendeiro ao lado de um valioso sino de ouro. Esse tesouro ficava à sombra de uma sapucaieira, na base na pedra. Segundo a lenda, esse fazendeiro teria se transformado em ema para tentar recuperar seu tesouro.

Então, planeje sua visita a Burarama e encante-se com a Pedra da Ema, um destino que promete maravilhar os amantes da natureza e da história.

Leia também: Três praias imperdíveis para conhecer e se apaixonar em Marataízes

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Pammela Volpato
Pammela Volpato

Formada em 2008 pelo Centro Universitário São Camilo, já atuou como repórter em outros veículos de comunicação do Estado, como A Gazeta e A Tribuna, e também desenvolveu atividades de assessoria de comunicação. Atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde fevereiro de 2022.