
Vitória é muito mais que belas praias e bons restaurantes. Para quem busca contato com a natureza, tranquilidade ou um espaço ao ar livre para curtir com a família, os parques da capital capixaba são uma excelente pedida. Espalhados por diferentes bairros, esses refúgios urbanos oferecem áreas verdes bem cuidadas, estrutura para lazer e, claro, vistas de tirar o fôlego.
O mais antigo deles é o centenário Parque Moscoso, um ótimo espaço para adultos e crianças. Então, prepare o piquenique, o tênis confortável e venha descobrir alguns dos parques mais encantadores de Vitória.
Atlântica Parque
Localizado na Praia de Camburi, na altura do bairro Jardim Camburi, o Atlântica Parque é uma opção de lazer ao ar livre para toda a família e para quem gosta de praticar esportes. São 19.000,00 m² com bicicletários, campo de futebol de grama sintética, pista de bicicross, pista de skate, playgrounds, pracão, deques, mirante de contemplação, espaço para musculação e ginástica funcional, pergolados, banheiros públicos, jardins e bancos.
No Parque são realizadas atividades sociais, educativas, culturais, esportivas e de lazer com a população. O parque não dispõe de cercamento, portanto, o horário é de livre acesso. Acessível a pessoas com dificuldades de locomoção.
O projeto de implantação do Parque faz parte das ações de recuperação da região norte da praia de Camburi que estão sendo realizadas pela Vale, através de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado com o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Vitória e o Governo do Estado.
Onde fica
Avenida Dante Michelini, Jardim Camburi – Ver no mapa
Parque Barão de Monjardim
Com acessos pelos bairros Santa Cecília, Lourdes e Santos Dumont, o Parque Municipal Barão de Monjardim conta com campo de futebol de grama sintética, playground, Academia Popular para a Pessoa Idosa, banheiros públicos, vestiário, jardins e bancos. Boa parte do parque conta com árvores que foram introduzidas durante processo de reflorestamento, possui 79.711,19 m² de extensão.
Além de aliar lazer, esporte e consciência ambiental, o Parque Barão de Monjardim conserva variadas espécies nativas da Mata Atlântica. Um de seus maiores atrativos é a vista para a Pedra dos Olhos, um dos pontos culminantes da capital, com seus 296 m de altitude.
Onde fica
Acessos:
- Rua Engenheiro Alencar Araripe, s/nº (Santa Cecília);
- Rua Flávio Abaurre (Bairro de Lourdes)
- Rua José Francisco Bertholdo (Bairro Santos Dumont) – Ver no mapa
Horário de funcionamento:
Aberto todos os dias, das 5 às 22 horas.
Fechado nas segundas entre 9 e 17h para manutenção.
Parque Barreiros
A denominação de Barreiros se deve à antiga fazenda que ocupava áreas dos atuais bairros de Joana D’Arc e São Cristóvão. A fazenda foi extinta, mas a palavra Barreiros ficou e, até o final dos anos 60, designava a área que equivale a esses bairros. Hoje, identifica o parque, inaugurado em junho de 1998, e localizado em parte das terras que pertenceram à antiga propriedade rural.
O Parque Municipal de Barreiros surgiu a partir de um antigo sítio onde se desenvolvia a fruticultura. Mangueiras, cajueiros, jaqueiras, abiuzeiros, ingazeiros, jamelões e abricoteiros se espalham, compondo a região mais plana, entre muitas outras espécies de porte menor. Uma nascente dá origem ao córrego que atravessa o parque em sua parte lateral.
Aves, répteis e peixes podem ser vistos no local, que possui área superior a 46 mil metros quadrados. Lá, existe também um Centro de Educação Ambiental (CEA) e uma Academia Popular da Pessoa Idosa.
Onde fica
Acesso pela Rodovia Serafim Derenzi ou pela Rua Mestre Ângelo, em São Cristóvão – Ver no mapa.
Telefone: (27) 3382-6598 e 3345-1332.
Horário de funcionamento:
Todos os dias das 5 às 22 horas.
Fechado nas segundas entre 9 e 17h para manuteçao.
Parque Botânico Vale
Com 33 hectares de área verde, o Parque Botânico Vale está localizado no cinturão do Complexo de Tubarão. É um espaço de lazer e, principalmente, uma unidade de conservação da Mata Atlântica, uma das mais importantes florestas do país.
Quem visita o local tem a oportunidade de conhecer o primeiro Jardim Sensorial permanente do Espírito Santo, estrutura que tem o objetivo de estimular os cinco sentidos e promover uma forma diferenciada de interação com a natureza. Mais de 140 espécies de árvores, tais como pau-brasil, jacarandá e ipê, além de animais silvestres, como caticocos, gambás, saguis e várias espécies de aves podem ser vistas em cinco trilhas ecológicas.
O visitante pode ainda frequentar o parquinho e fazer trilhas ecológicas pela área de restauração florestal – que já possui mais de 140 tipos de espécies arbóreas de Mata Atlântica e alguns animais silvestres. Também é possível agendar uma visita guiada de ônibus às instalações da Vale, em Tubarão.
O parque conta também com o Vagão do Conhecimento, biblioteca com capacidade para 3.500 exemplares, montada em um vagão de trem, e com acervo de audiolivros, voltado para deficientes visuais. O único orquidário da Grande Vitória aberto à comunidade também está instalado neste parque. O espaço conta hoje com mais de 350 mudas divididas em 113 espécies.
Mensalmente, é ofertado aos visitantes uma programação diversificada que busca atingir todos os públicos, baseada nos pilares da Cultura, Educação, Saúde e Entretenimento.
Onde fica
Av. dos Expedicionários – Jardim Camburi, Vitória – ES
Telefone: (27) 3333-6200 – informações e agendamentos.
Horário de funcionamento:
De segunda à sexta-feira das 6 às 16 horas.
Fechado nos sábados e domingos.
Trilhas (Durante a semana) – 9h, 10h, 14h e 15h.
Trilhas (Finais de semana e feriados) – 10h, 11h, 14h e 15h.
Importante saber:
- Nas trilhas ecológicas, o visitante deve estar de tênis.
- Menores de 16 anos devem estar acompanhadas com os responsáveis para fazer a caminhada nas trilhas.
Parque da Fonte Grande
O Parque Estadual da Fonte Grande está localizado no “coração” do Maciço Central de Vitória e é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica protegida por Lei em área urbana do país.
Em seu terreno de 218 hectares, o que equivale a uma área de cerca de 218 campos de futebol, altamente acidentado com vales e pontões, declividades acentuadas, de clima quente e sujeito a muitas chuvas ao longo do ano, conserva cobertura vegetal com predomínio de floresta secundária de Mata Atlântica em vários estágios sucessionais, representantes da floresta original com árvores centenárias, vegetação rupestre, encontrada nos afloramentos rochosos, e uma fauna variada, composta de répteis, anfíbios, invertebrados, pequenos mamíferos e aves.
Recebe a influência direta das massas de ar que vêm do Oceano Atlântico, a cerca de 1.000 metros de distância, que trazem umidade às encostas que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) Maciço Central de Vitória, na qual o Parque da Fonte está inserido, o que permite a formação das seis nascentes que existem no parque: Campinho, Mangueiras, Cazuza, Bambuzal, Ganda e D. Jandira.
Novos Mirantes do Fonte Grande
Entre as funções que um parque natural no meio urbano pode possibilitar aos cidadãos, estão os momentos de bem-estar gerados pela contemplação da paisagem em contato com a natureza. Nesse sentido, a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), realizou a construção dos mirantes Mochuara, com 500 m², Sumaré, com 80 m² e Recanto da Floresta, com 175 m², com amplo espaço e segurança para os visitantes.
Esses novos três mirantes, somado ao Mirante da Cidade, com 60 m², estão situados em local de grande beleza cênica e paisagística do Parque, permitindo a contemplação da Mata Atlântica e a baía de Vitória, dentre outros pontos paisagísticos, históricos e culturais da cidade de Vitória e de municípios vizinhos, como Cariacica, Serra e Vila Velha.
Parque Gruta da Onça
Com área de quase 69.000 m², o Parque Municipal Gruta da Onça é ideal para trilhas entre nascentes e riachos, cercados de exuberante vegetação de Mata Atlântica. Na entrada, uma grande onça de concreto protege uma nascente. Escadarias e caminhos íngremes levam a um belo passeio.
O parque foi criado em 1988 e reinaugurado em 1996. Nele, as pessoas caminham ao som do canto dos pássaros, em companhia de mamíferos, como coelhos e macacos, e de répteis, a exemplo dos calangos e lagartos. Uma parada obrigatória é o Mirante da Pedra da Raposa. Ele oferece visões inesquecíveis da baía, do penedo e do porto, revelando algumas das mais belas paisagens de Vitória.
Além de contar com um Centro de Educação Ambiental (CEA), o visitante pode ainda contratar os serviços dos condutores em ecoturismo, que desenvolvem atividades de condução de visitantes das 8 horas às 16h30, de terça-feira a domingo, na trilha Poço dos Escravos – valor de R$ 10,00 por pessoa.
Onde fica
Os visitantes chegam ao Parque Municipal Gruta da Onça pela rua Barão de Monjardim, que fica próxima à Casa do Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória – Ver no mapa.
Telefones:
- Agendamento para visita monitorada – (27) 3132-1712
- Administração – (27) 3132-7290
Horário de funcionamento:
De terça a domingo, inclusive feriados, das 8 às 17h30.
Fechado nas segundas para manutenção.
Parque Horto Maruípe
O Parque Municipal Horto de Maruípe é um belo cenário, recoberto pelo verde e colorido pelas flores. As águas de uma nascente descem das encostas, formando lagos e um córrego cheio de curvas. Aves e peixes ajudam a entreter quem transita por ali, reforçando, ao mesmo tempo, a proximidade dos visitantes com a natureza.
O parque, que se estende por cerca de 50.000 m², é uma das áreas verdes mais antigas da capital. Destaca-se o corredor formado pelas palmeiras imperiais. O local foi inaugurado em outubro de 1995 e é adequado para caminhadas, além de possuir quadra de futsal e de futebol de areia, uma Academia Popular e uma Academia Popular da Pessoa Idosa. O Horto de Maruípe possui sinal de internet livre do Vitória Online.
Onde fica
Avenida Maruípe, Maruípe – Ver no mapa.
Telefone: (27) 3382-6593
Horário de funcionamento:
Aberto todos os dias, das 5 às 22h.
Fechado nas segundas entre 9 às 17 horas para manutenção
Parque Moscoso
O Parque Moscoso, um oásis de tranquilidade no coração da cidade, é um dos tesouros mais antigos e apreciados de Vitória. Inaugurado em 1912, este espaço verdejante, com seus aproximadamente 24.000 metros quadrados, oferece uma pausa bem-vinda da agitação do centro da metrópole.
Seu lago serpenteante, adornado por ilhas pitorescas e pontes de concreto que imitam a textura de troncos, é lar de peixes e um convite para momentos de contemplação. Além disso, suas alamedas arborizadas, repletas de árvores típicas da Mata Atlântica, proporcionam uma atmosfera refrescante e revigorante para quem busca fugir do calor urbano.
Um destaque especial do Parque Moscoso é a Concha Acústica, um palco histórico que tem sido cenário de inúmeros espetáculos ao longo dos anos. Tombada como patrimônio cultural pelo Conselho Estadual de Cultura, esta estrutura única é um verdadeiro privilégio para a cidade de Vitória, agregando ainda mais charme e valor ao parque.
Em 2012, o parque comemorou seu centenário com uma série de melhorias e restaurações significativas. A restauração da Concha Acústica, a revisão das instalações elétricas, a recuperação dos bancos, muros e calçadas externas, assim como a reforma do lago principal, foram realizadas para garantir que este espaço histórico continue a encantar visitantes por muitos anos.
Além disso, novos projetos de paisagismo e a instalação de placas de sinalização enriquecem a experiência dos visitantes, permitindo que conheçam um pouco mais da rica história e beleza natural do Parque Moscoso.
Onde fica
Avenida República, Centro – Ver no mapa.
Telefones: (27) 3382-6568
Horário de funcionamento:
Aberto todos os dias, das 5 às 22 horas.
Fechado nas segundas entre 9 e 17 horas para manutenção.
Parque Pedra da Cebola

O Parque Pedra da Cebola possui exemplares de Mata de Restinga e de Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa do local, que abrigam pequenos répteis e aves. Com área superior a 100.000 m², o parque também conta com jardim oriental e um mirante, com vista para a parte do Maciço Central, o Porto de Tubarão e o Morro do Mestre Álvaro, localizado na Serra.
O parque foi implantado em novembro de 1997, num local onde, até 1978, existiu a Pedreira de Goiabeiras, de propriedade da mineradora Vale. Trata-se da primeira recuperação de área degradada por esse tipo de atividade econômica no município. No ambiente da antiga jazida, uma área plana é utilizada para eventos de pequeno e médio porte e para a prática de atividades esportivas.
O nome do parque deriva de uma grande pedra esculpida pela natureza que repousa sobre outra rocha. Devido a seu comportamento geológico, a pedra se “descama” de maneira similar às palhas de uma cebola. O Parque Pedra da Cebola tem parquinhos, lagos e um campo de futebol, além de um Centro de Educação Ambiental (CEA). A área também possui o sinal de internet livre do Vitória Onlne.
Onde fica
Entre as Ruas Ana Vieira Mafra, João Baptista Celestino (acesso ao estacionamento) e Av. Fernando Ferrari – Ver no mapa.
Telefones: (27) 3327-4353
Horário de funcionamento:
Aberto todos os dias, das 5h às 22 horas.
Fechado nas segundas entre 9 e 17h para manutenção.
Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa (Fazendinha)
No extremo norte da capital, entre a rodovia Norte-Sul e os bairros Jardim Camburi e de Fátima, na Serra, fica o Parque Municipal da Fazendinha, um lugar perfeito para repousar à sombra de árvores frutíferas, como mangueiras, cajueiros, jambeiros e laranjeiras, e de exemplares de Mata Atlântica introduzidos naquele ambiente.
Inaugurado em junho de 2004, o parque possui quase 23.000 m² e serve de moradia para aves, mamíferos e peixes. A região central é ocupada por uma nascente e um grande lago. Na parte mais elevada, existe um platô, que serve de mirante natural.
A Fazendinha é um espaço interessante para a criançada se divertir observando a natureza.
Onde fica
Rua Eugênio Pacheco de Queiroz, em Jardim Camburi – Ver no mapa.
Telefone: (27) 3237-2405
Horário de funcionamento:
De terça a domingo, inclusive feriados, das 8 às 17h30.
Fechado nas segundas para manutenção.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui