Turismo

Espírito Santo: 6 curiosidades que ninguém te conta!

Se você acha que o Espírito Santo é só um estado “de passagem” entre o Rio e a Bahia, pode ir mudando esse pensamento agora!

Por Juliana Maia

4 mins de leitura

em 07 de fev de 2025, às 13h45

Fala meus turisteiros!

Se você acha que o Espírito Santo é só um Estado “de passagem” entre o Rio e a Bahia, pode ir mudando esse pensamento agora! O ES é um verdadeiro tesouro escondido do Brasil, cheio de histórias, comidas incríveis e paisagens de tirar o fôlego. E como aqui a gente não brinca em serviço, se liga nessas 6 curiosidades sobre o Espírito Santo que ninguém te conta!

1. Temos tem uma ilha inteira só para produção de vinho!

Isso mesmo, o Espírito Santo tem uma ilha que produz vinho! A Ilha de Vitória (não a capital, mas sim uma ilha no Sul do Estado), tem vinícolas artesanais que fazem vinhos premiados e pouco conhecidos fora daqui. A produção é pequena, mas quem experimenta diz que é coisa fina viu?

E não para por aí: a Serra Capixaba também tem vinhedos que estão começando a chamar atenção, então fica de olho porque o ES pode virar a nova queridinha dos enólogos brasileiros!

Foto: Adega Canto do Vinho

2. O estado tem um idioma secreto que ninguém entende de primeira!

Se você acha que mineiro come palavras, é porque nunca ouviu um capixaba falando. Aqui temos expressões que deixam qualquer turista perdido no ‘rolê’!

  • “Pocar” = Representa Arrebentar; representa aumentativo (exemplo: “Poquei de rir” – Ri muito!); representa estourar (“o balão pocou”)… E por aí vai!
  • “Viximaria” = Expressão de espanto (exemplo: “Viximaria, que calor!”)
  • “Bater um Pratão = Comer muito (exemplo: “Rapaz, bati um caminhão de moqueca!”)
  • “Muita Raça” = Mais uma das expressões e aumentativo! (risos)
  • “Cacunda” = Representa os ombros ou as costas
  • “Gastura”= Sensação de agonia ou desconforto
  • “Chapoca” = Significa algo maior que o normal
  • “Véi: É bem expressivo! pode ser uma forma de chamar alguém, terminar uma frase, espanto…
  • Sem doce”: Significa sem açúcar
  • “Massa”: Significa algo muito legal

Se vier para o Espírito Santo, já sabe: para falar capixabês fluente, tem que treinar essas!

3. Temos um festival de forró no meio do nada e ele é gigante!

Pode parecer que o Espírito Santo é só samba e sertanejo, mas calma lá! Itaúnas, no Norte do Estado, abriga o maior festival de forró do Brasil. Sim, você leu certo! Todo ano, forrozeiros de todo o país desembarcam nesse vilarejo pra dançar até o sol nascer.

E o mais curioso? O forró de Itaúnas surgiu da resistência cultural na época da ditadura e até hoje mantém suas raízes tradicionais. Então, se você gosta de um arrasta-pé, coloca Itaúnas no seu radar!

Foto: ES Brasil

4. Temos uma “Pedra Azul” que muda de cor e ninguém acredita até ver!

O Parque Estadual da Pedra Azul, na região serrana, tem uma das formações rochosas mais impressionantes do Brasil. Mas, o detalhe mais curioso: dependendo da luz do dia, a pedra muda de cor!

De manhã pode estar azul, à tarde esverdeada e ao pôr do sol pode ganhar tons avermelhados. É tipo um camaleão natural, e é um dos lugares mais bonitos que você vai ver na vida!

Foto: Divulgação

5. O Espírito Santo tem a moqueca ORIGINAL (e brigamos por isso!)

Se você acha que moqueca baiana é a única que existe, respira fundo porque essa discussão aqui no Espírito Santo é séria.

A moqueca capixaba é a verdadeira rainha das moquecas! Feita na panela de barro, sem dendê e com aquele caldo bem leve e saboroso, é simplesmente divina. E se você perguntar para um capixaba qual moqueca é melhor, já sabe a resposta: “Moqueca, só capixaba. O resto é peixada!”

6. Temos terceiro ponto mais alto do Brasil: o Pico da Bandeira

Uma outra curiosidade sobre o Espírito Santo é que aqui está o terceiro ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira!

Talvez um dos lugares mais bonitos no Espírito Santo para quem aprecia o contato com a natureza seja o Pico da Bandeira, localizado na região do Caparaó, no Sul do Estado.

O Parque é composto por Mata Atlântica e Campos de Altitude, e presenteia a todos os visitantes com visuais deslumbrantes em vários pontos diferentes.

Foto: Divulgação Blablacar

E aí, ficou com vontade de conhecer o Espírito Santo?

Se antes você nem cogitava dar um rolê por aqui, agora já sabe que o Espírito Santo tem muito mais do que se imagina! Cultura, turismo, comida boa e praias paradisíacas te esperam. Então, na próxima viagem, já sabe: vem pro ES e descubra um Brasil que pouca gente conhece!
E lembre-se: nos marque no Instagram!

Leia também: 10 Lugares que eu te levaria na sua 1ª Vez no ES

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui