Turismo

Lazer inclusivo: projeto Praia Acessível ganha novo ponto no ES

O projeto oferece banho de mar assistido para pessoas com deficiência por meio de cadeiras anfíbias flutuantes

Por Redação

3 mins de leitura

em 09 de dez de 2024, às 09h22

Lançamento do segundo ponto de Praia Acessível em Vitória. Foto: André Sobral / PMV
Lançamento do segundo ponto de Praia Acessível em Vitória. Foto: André Sobral / PMV

Mais uma opção de lazer para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida está estabelecida em Vitória. Foi inaugurado na manhã deste domingo (8), um novo ponto do projeto Praia Acessível, que agora também atenderá moradores e turistas em Jardim Camburi. A nova área está localizada entre a arena de beach soccer e o parque kids, no final da praia e passará a funcionar aos domingos, das 8h às 13h.

Leia também: Restaurante em local privilegiado de praia paradisíaca em Marataízes

O Praia Acessível é uma iniciativa da Secretaria de Esportes e Lazer (Semesp) de Vitória, voltada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, oferecendo banho de mar assistido por meio de cadeiras anfíbias flutuantes. É mais uma opção de lazer inclusivo na cidade. 

Participaram da inauguração do novo ponto do Praia Acessível o prefeito Lorenzo Pazolini, o secretário Municipal de Esportes, Rodrigo Ronchi, o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Luciano Forrechi, além dos vereadores Davi Esmael, Maurício Leite e Duda Brasil, do vereador eleito Aylton Dadalto, e lideranças comunitárias.

Praia Acessível em Vitória
Lançamento do segundo ponto de Praia Acessível em Vitória. Foto: André Sobral / PMV

Quem também participou da inauguração do Praia Acessível foram os novos beneficiados pelo projeto. O Heitor, de 8 anos, já frequenta a praia com a mãe Cristiane, moradora do bairro São Pedro. Mas ela conta que agora a experiência ficará ainda melhor. “Eu ainda consigo porque ele é pequeno. Mas o Praia Acessível vai melhorar bastante porque tem os instrutores e toda a estrutura necessária pra um banho de mar confortável para ele”, comemorou.

A escolha do novo ponto do Praia Acessível levou em consideração pontos fundamentais para garantir a segurança e o conforto dos usuários, como as condições do mar e a configuração da areia. 

Expectativa de atendimento

Com a ampliação para o novo local, a expectativa é de dobrar o número de atendimentos realizados anualmente. O ponto da Curva da Jurema atende em média 500 pessoas por ano, e a previsão é de que o novo ponto de Jardim Camburi atenda de 8 a 15 pessoas por dia durante o verão, dependendo da demanda.

Atualmente, o projeto Praia Acessível já conta com um ponto em frente à Guarderia da Curva da Jurema, que funciona às sextas e aos sábados, das 8h às 13h. Nesse local, a experiência de banho de mar assistido é segura e divertida. As cadeiras anfíbias, projetadas especialmente para a atividade, deslizam facilmente na areia e não afundam na água, permitindo que o usuário tenha um contato direto com o mar. A equipe de professores especializados, junto aos guarda-vidas, garante um atendimento de qualidade, o que proporciona aos banhistas uma experiência segura e prazerosa.

O serviço, que é gratuito, não exige agendamento e está disponível para todos. Não há lista de espera, e o banhista pode simplesmente chegar e aproveitar. 

Serviço Praia Acessível

Local: Em frente à Guarderia da Curva da Jurema

Dias: Sextas-feiras e sábados

Horário: 08h às 13h

Local: Jardim Camburi,  entre a arena de beach soccer e o parque kids, no final da praia.

Dia: Domingo

Horário: 08h às 13h

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui