O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um local onde belas paisagens são emolduradas pela arte rupestre pré-histórica em sítios arqueológicos milenares de importância internacional e suas cavernas de grandeza colossal.
A Unidade de Conservação foi criada em 1999 e possui uma área de 56.448 hectares, que compreende os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, na região norte de Minas Gerais.
Leia também: Veja quanto custa para se hospedar no Castelo de Itaipava
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu oferece diversas opções aos visitantes e está em constante evolução. Para conhecer todas elas, é necessário mais de um dia de visita. Escolha de acordo com o seu interesse e seu condicionamento físico.
Curiosidade
Não se sabe ao certo qual a origem do nome atribuído ao vale – Peruaçu. Entretanto, conta-se na região que os índios historicamente ali localizados (Xacriabás, desde meados do século XVI) assim o chamavam, tendo a seguinte conotação: Peru = buraco (vala, fenda); Açu = grande. Sendo assim, entende-se que as referências podem ser relativas ao então denominado cânion ou às grandes cavernas formadas na rocha calcária no vale do Peruaçu.
O Parque foi estruturado recentemente e possui trilhas, mirantes e passarelas de proteção a sítios arqueológicos. Além disso, possui um grupo de condutores ambientais treinados e credenciados pelo ICMBio para garantir uma experiência segura e única, num passeio de tirar o fôlego. Todavia, todas as visitas são com condução obrigatória.
Clique aqui e veja o álbum de condutores
Visite a unidade fazendo agendamento prévio para os atrativos, pelo e-mail cavernas.peruacu@icmbio.gov.br
Fonte: ICMBio
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.