Turismo

O Espírito Santo nasceu aqui! Conheça Marco Zero da colonização do ES

A belíssima obra de Celso Adolfo é um mosaico que conta a história da colonização

Pammela Volpato Pammela Volpato

Marco Zero da Colonização
Foto: Marco Antonio Antolini / PMVV

O Parque da Prainha, em Vila Velha, abriga uma impressionante obra de arte a céu aberto que homenageia a história da colonização do Espírito Santo. Batizada de Marco Zero da Colonização, a atração foi inaugurada em maio de 2024, como parte das comemorações pelos 489 anos de Vila Velha e da chegada dos primeiros colonizadores ao solo espírito-santense.

Com 10 metros de diâmetro, a peça foi criada pelo artista plástico Celso Adolfo e traz um mosaico rico em detalhes históricos. No centro, um brasão com a imagem de uma caravela exibe a inscrição: “O Espírito Santo nasceu aqui. Vila do Espírito Santo. Vila Velha. 1535.”

A obra foi confeccionada com pedriscos, um material composto por pedras aglutinadas com resina, garantindo durabilidade e aderência em áreas externas, como o parque.

De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, o mosaico narra a história da colonização com figuras emblemáticas, incluindo Vasco Fernandes Coutinho, o escudo de Portugal, a caravela Glória – usada em sua chegada. Além disso, conta com representações dos povos originários, pescadores da Prainha, Frei Pedro Palácios e o mapa do Espírito Santo elaborado em 1535.

Marco Zero da Colonização
Foto: Marco Antonio Antolini / PMVV

Por fim, emoldurando o mosaico, Celso Adolfo criou uma figura de corda náutica que remete à arquitetura da Igreja do Rosário. Esse elemento conecta a obra à devoção a Nossa Senhora do Rosário e à herança portuguesa na região.

Sendo assim, o Marco Zero da Colonização destaca a riqueza cultural e histórica de Vila Velha. Consolidando, dessa forma, o Parque da Prainha como um ponto turístico imperdível para moradores e visitantes.

Leia também: Conheça as janelas mais famosas e instagramáveis do Espírito Santo

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Pammela Volpato
Pammela Volpato

Formada em 2008 pelo Centro Universitário São Camilo, já atuou como repórter em outros veículos de comunicação do Estado, como A Gazeta e A Tribuna, e também desenvolveu atividades de assessoria de comunicação. Atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde fevereiro de 2022.