ads-geral-topo
Turismo

Que tal um roteiro para o fim de semana em Patrimônio da Penha?

Seja para quem vai curtir o Penha Roots ou para quem só quer conhecer a vila: veja dicas de cachoeiras, restaurantes e outras atrações

Por Larissa Chaves

5 mins de leitura

em 11 de abr de 2024, às 15h57

Pousada e churrascaria Portal (Foto: Larissa Chaves)

A comunidade de Patrimônio da Penha, distrito de Divino de São Lourenço, está há meses se preparando para receber o Festival Penha Roots. O evento acontece neste final de semana, entre os dias 12 e 14 de Abril, no campo de futebol da vila. Além dos shows nacionais, como Marcelo Falcão e Elba Ramalho, as atrações naturais de Patrimônio também fazem sucesso e estão disponíveis o ano todo.

Parte dos moradores e apreciadores de Patrimônio da Penha consideram o lugar místico. Nas ruas é possível ver várias bancas de artesanatos hippies, objetos e desenhos pintados nas paredes das casas. Além disso, as belezas naturais abraçam a comunidade, que é cercada pela Mata Atlântica e conta com uma vasta opção de cachoeiras.

Leia também: Penha Roots terá show gratuito na tarde de sábado (13)

Apesar da pequena população, o investimento em Patrimônio da Penha cresceu nos últimos anos e hoje já é possível encontrar opções de luxo, como chalés com hidromassagem e vista para as montanhas. Para quem vai estar na vila por causa do Festival e também para aqueles que desejam conhecer o lugar em outra época, separamos algumas dicas. Das cachoeiras até os restaurantes, não faltam atrações.

Bares e restaurantes:

Na rua principal de Patrimônio da Penha, por onde os carros chegam, já é possível encontrar grande parte do comércio local. Como a vila tem um movimento muito reduzido fora de eventos e datas comemorativas, indicamos sempre para conferir o horário de funcionamento no Google ou nas redes sociais de cada estabelecimento.

Restaurante Flores e Sabores (Foto: Aqui Notícias)

Para tomar café da manhã há algumas lanchonetes e cafeterias, incluindo o Santíssimo Café, que tem opções de tortas, bolos, salgados, entre outros. Já no almoço, o restaurante Flores e Sabores oferece um cardápio com receitas especiais, como carne na parrilla, risotos e sobremesas. O restaurante e churrascaria Portal oferece comida à quilo, com a opção também de churrasco. Já no estilo de porções, o restaurante Destino também oferece almoço. Um dos pioneiros em Patrimônio da Penha, o restaurante Sabor e Prosa trabalha com a comida feita no fogão à lenha.

A maioria desses restaurantes permanecem abertos após o almoço e podem ser opções também para o jantar. O bar Quintal da Villa trabalha com foco na comida de boteco e área ao ao livre. Já para quem gosta do estilo “raiz”, o Bar da Teka tem sinuca, cervejas tradicionais e um amplo espaço. Um pouco mais afastado da região central, o Na Varanda tem uma noite famosa em Patrimônio da Penha, oferecendo ambiente agradável, música ao vivo e porções.

Cachoeiras

Uma das principais atrações de Patrimônio da Penha são as cachoeiras. Na região central há uma guarita como porta de entrada. Há um valor simbólico de 5,00 que deve ser pago para fazer a trilha e acessar as cachoeiras principais.

Após a guarita, andando por cerca de 5 minutos é possível acessar a cachoeira Beija-Flor. Outra cachoeira famosa fica dentro do campping Vó Tuti. Para acessá-la é preciso pagar uma taxa ao estabelecimento. A mesma é umas das cachoeiras mais próximas da vila e tem fácil acesso. Além dessas, há também a Cachoeira Arco íris e outras que podem ser desbravadas pelos amantes de trilha ou para quem deseja contratar um guia e acessar as cachoeiras mais difíceis.

Outras atrações

Para quem gosta de artesanato, muitas opções são encontradas também na rua principal da vila de Patrimônio da Penha. A loja Ametista tem diversos acessórios feito à mão, com pedras coloridas, objetos de decoração e também de perfumaria. Já a Casa das Fadas é uma loja de artesãs locais que fabricam diversas lembranças como chaveiros e peças em crochê.

Por fim, se você quer conhecer um lugar com bastante “cara” de Patrimônio da Penha, pode ir até a Casa de Vidro. A inusitada construção fica no Portal do Céu, nas proximidades da vila, e é toda construída com material reciclável. As paredes são feitas de garrafas de vidro ou pet, as janelas são para brisas de carros. Parece uma casa de filme de animação. O imóvel é particular, então geralmente as pessoas só conseguem visitar a parte externa.

Penha Roots – Festival de Reggae e Forro pé de serra do Caparaó

O evento é promovido pela GFC Eventos e conta com o apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, da Aderes (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo), Banestes, Cesan, da Prefeitura e Câmara Municipal de Divino de São Lourenço, AQUINOTICIAS.COM, e patrocínio da Cofril, Chopp Nova Extrela, Stone, Chilli Beans, MyMi, SSG Containers, Helpnet e Sicoob Sul Serrano.

🗓 12 a 14 de abril, em Patrimônio da Penha – ES

Atrações confirmadas:

  • 12/04/24

Elba Ramalho, Amaro Lima, Herança Negra e ForróFia

  • 13/04/24

Marcelo Falcão, Lion Jump, Os 3 do Nordeste e Forró Raiz

Infos: @penharoots

Como comprar ingressos

Vendas online: Le Billet

Vendas em lojas físicas:

– Patrimônio da Penha

📍Loja de Conveniência Serra Roots – Eco Posto da Serra

Guaçuí

📍Lú Fashion – Centro

Cachoeiro de Itapemirim

📍Oakes Store – Gilberto Machado

– Grande Vitória

📍Óticas Diniz e Lojas Origens

*Valores referentes à meia-entrada solidária – Todos pagam meia.

*Online – sujeito a taxa de serviço.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape