Turismo

Seis passeios ao ar livre para curtir na Grande Vitória

Com praias, parques, trilhas e mirantes de tirar o fôlego, a Grande Vitória oferece opções de passeios para todos os estilo

Pammela Volpato Pammela Volpato

Pôr do Sol na Ilha das Caieiras, Vitória
Pôr do Sol na Ilha das Caieiras. Foto: Leonardo Silveira / PMV

Sol, natureza e aquele ventinho no rosto: tem coisa melhor? Se você está em busca de um respiro da rotina e quer aproveitar o melhor da vida ao ar livre, a Grande Vitória é o cenário perfeito. Com praias, parques, trilhas e mirantes de tirar o fôlego, a região oferece opções para todos os estilos — desde um piquenique tranquilo até uma aventura com vista panorâmica. E o melhor: sem precisar ir muito longe!

Então, vem com o Guia A descobrir lugares incríveis para curtir o dia sob o céu capixaba!

Passeios ao ar livre na Grande Vitória:

Curva da Jurema

Praia Curva da Jurema, Vitória
Praia Curva da Jurema. Foto: Jansen Lube / PMV

A Praia da Curva da Jurema, localizada entre os bairros da Praia do Canto e Ilha do Boi, é uma das mais tradicionais para conhecer em Vitória.O visual da Curva da Jurema é bonito e não decepciona. Sua praia geralmente tem águas bem calminhas porque a região está protegida e não fica em bar aberto.

O local virou ponto fixo para quem busca gastronomia à beira-mar. Há opções para todos os estilos: do café da manhã com vista no Clericot Café, à moqueca capixaba no Pinguim Pescador, pratos internacionais no El Gitano, drinks no Épico Beach Bar e frutos do mar no tradicional Quiosque do Alemão.

Onde: Praia do Canto, Vitória

Destaque: Música ao vivo em alguns quiosques nos fins de semana

Ilha das Caieiras

Para encerrar o dia, a dica é apreciar o pôr do sol na Ilha das Caieiras, um dos mais bonitos da Grande Vitória. O bairro, à beira da baía, é conhecido pela tradição na pesca e pela culinária com frutos do mar frescos servidos em restaurantes simples e acolhedores. A região é conhecida por abrigar as Desfiadeiras de Siri e restaurantes de culinária típica.

Onde: Ilha das Caieiras, Vitória

Destaque: Vista panorâmica da baía ao entardecer e moqueca e torta capixaba nos restaurantes locais

Farol de Santa Luzia

Farol de Santa Luzia
Foto: Divulgação / PMVV

Símbolo da navegação capixaba desde 1871, o Farol Santa Luzia também é um ótimo destino para quem quer unir história e vista privilegiada da entrada da Baía de Vitória. A entrada é gratuita e o local funciona de terça a domingo, inclusive feriados, das 9h às 16h30.

Onde: Praia da Costa, Vila Velha

Entrada gratuita (agendamento apenas para grupos escolares)

Nova Orla de Cariacica

A nova orla já se tornou um dos principais pontos de lazer da cidade. Com quase 2 km de extensão, o calçadão abriga ciclovia, academia ao ar livre, playground, áreas de convivência e opções gastronômicas. Destaque para os restaurantes Maré e Ferro e Brasa, que vêm atraindo moradores e visitantes.

Onde: Avenida Vale do Rio Doce, Nova Orla de Cariacica

Ruínas da Igreja de São José do Queimado

ruínas de São José do Queimado, Serra
Foto: Everton Nunes / Secom-PMS

Tombado como patrimônio estadual, localizado a cerca de 25 quilômetros da capital, Vitória, o sítio histórico do Queimado foi palco do principal movimento contra a escravidão no Espírito Santo, a Insurreição do Queimado.

Local: Queimado, Serra

Horário: Seg. a sex. das 7h às 19h; sáb. até 18h50; dom. até 18h30

Entrada gratuita

Estação Ferroviária de Viana

estação ferroviária de Viana
Foto: Divulgação / Prefeitura de Viana

Inaugurada em 1895, a antiga estação abriga um museu com acervo histórico e a famosa Locomotiva Maria Fumaça. No local, o visitante poderá viajar no tempo e reviver várias histórias a partir do acervo composto por peças como sinos, máquinas de calcular e tantos outros objetos que valem a pena conhecer.

Local: Centro de Viana

Horário: segunda a sexta, das 9h às 18h

Entrada gratuita

Leia também: Circuito das Águas Ardentes: descubra sabores e experiências únicas

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Pammela Volpato
Pammela Volpato

Formada em 2008 pelo Centro Universitário São Camilo, já atuou como repórter em outros veículos de comunicação do Estado, como A Gazeta e A Tribuna, e também desenvolveu atividades de assessoria de comunicação. Atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde fevereiro de 2022.