Turismo

Vila charmosa do Brasil é reconhecida entre as melhores do mundo

O anúncio aconteceu durante uma cerimônia em Huzhou, na China, colocando o destino brasileiro entre 52 localidades de excelência no turismo rural global

Vila turística (1)
Foto: Divulgação/Prefeitura de Antônio Prado

O Brasil conquistou mais um importante reconhecimento internacional no setor do turismo. O município de Antônio Prado, localizado na Serra Gaúcha (RS), foi escolhido pela ONU Turismo como uma das melhores vilas turísticas do mundo na edição 2025 do programa Best Tourism Villages. O anúncio aconteceu durante uma cerimônia em Huzhou, na China, colocando o destino brasileiro entre 52 localidades de excelência no turismo rural global.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Com ruas charmosas e uma arquitetura marcada pela imigração italiana, Antônio Prado preserva 47 edificações tombadas como patrimônio histórico e é considerada o maior acervo arquitetônico italiano do Brasil. Isso porque cultura local se manifesta em eventos tradicionais, como a Noite Italiana e a Fenamassa — o Festival Nacional da Massa —, que reúne mais de 50 mil visitantes a cada edição.

Leia também: Um paraíso entre o rio e o mar no ES: a beleza intocada de Riacho Doce

De acordo com o ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, o reconhecimento reforça o potencial das pequenas cidades brasileiras. “Esta é uma vitória que mostra a força do nosso turismo rural. Inclusive, Antônio Prado é um tesouro que preserva a história da imigração italiana e a transforma em uma experiência turística rica e sustentável”, destacou.

Vila charmosa no Brasil

Aliás, o selo Best Tourism Villages é mais que um prêmio: representa uma plataforma global de desenvolvimento sustentável para destinos rurais. Inclusive, a iniciativa reconhece vilas que se destacam pela inovação, inclusão social e preservação ambiental, conectando-as a uma rede internacional de boas práticas.

Além de Antônio Prado, outros oito destinos brasileiros concorreram ao reconhecimento. Entre eles: Tiradentes (MG), Grão Mogol (MG) e Leoberto Leal (SC), evidenciando a diversidade e a qualidade do turismo rural no país.

Portanto, com a conquista, o Brasil volta a se destacar no cenário mundial. Isso reforça que o charme, a hospitalidade e a autenticidade das pequenas comunidades continuam encantando visitantes e conquistando o mundo.

Com informações do Ministério do Turismo.

Com mais de 23 anos de experiência na área, e passagens por diversos veículos de comunicação do Estado, atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde 2021, e está em sua segunda passagem pelo veículo, somando mais de 11 anos de empresa. Formada em História e pós-graduada em Jornalismo Político, atuou também em assessoria de imprensa por mais de 15 anos, além de passagem por emissoras de rádio, TV e revistas em Cachoeiro de Itapemirim.