O Brasil possui cerca de 8,5 milhões de km², cinco regiões e 26 estados. São muitos lugares com diferentes culturas, gastronomia e biomas. Para quem deseja se aventurar por novos destinos, o Guia A selecionou locais nada óbvios para visitar e conhecer um pouco mais do país.
A seguir, confira 10 destinos nada clichês para ‘turistar’ no Brasil:
1. Ilha do Mel (PR)
Localizada no litoral do Paraná, a Ilha do Mel foi tombada pela Coordenação do Patrimônio Histórico do Governo do Estado em 1975. Além de suas belas praias, o local conta com passeios de barco e trilhas pela vegetação. A região também possui pontos turísticos históricos, como a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, que foi utilizada para defesa da baía de Paranaguá no século 18 e 19 – inclusive, é possível ver os canhões utilizados na época.
2. São Miguel das Missões (RS)
As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas durante o Brasil Colônia – e foi assim que surgiu a cidade São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul. Lá, você pode visitar as ruínas do princípio dessa civilização e o museu que carrega sua história, chamado Museu das Missões.
3. Pirenópolis (GO)
Se você gosta de cachoeiras, Pirenópolis é o destino certo – uma das mais conhecidas é a Cachoeira do Rosário, com a mais alta queda livre da região. Localizada em Goiás e cercada pelo Cerrado, a cidade também é famosa por sua arquitetura colonial portuguesa, marcada por antigos casarões e ruas de pedra. Pirenópolis foi construída em 1727 e tombada como patrimônio nacional em 1989.
4. Nobres (MT)
Outro destino para os amantes da natureza é Nobres, a 150 km de Cuiabá, no Mato Grosso. A cidade sempre recebe comparação com Bonito, localizado no Mato Grosso do Sul. Suas principais atrações são rios, cachoeiras e grutas, ideias para mergulho ou apenas relaxar. O Rio Salobra é um dos mais visitados na região, onde os turistas podem se deparar com várias espécies de peixes nas águas cristalinas.
5. Serra da Canastra (MG)
Famosa por seu típico queijo, que é considerado patrimônio cultural e imaterial do Brasil, a Serra da Canastra possui mais de 200 mil hectares e abarca seis municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória e Capitólio. Sua maior atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra, com diversas trilhas e paisagens de tirar o fôlego.
6. Parque Nacional do Caparaó (MG e ES)
Localizado em Minas Gerais e no Espírito Santo, o Parque Nacional de Caparaó abriga o Pico da Bandeira, considerado o terceiro ponto mais alto do país com 2.892 metros de altitude. Com 33 mil hectares, o parque foi protege os recursos naturais da região e proporciona atividades ecoturísticas, com muitas trilhas e cachoeiras.
7. Cânions do Xingó (SE)
Os Cânions do Xingó se formaram após a construção da Hidrelétrica do Xingó e o represamento do Rio São Francisco – antes, o local era somente uma fenda entre as duas formações rochosas. Considerado o maior cânion navegável no mundo, os passeios de barco proporcionam lindas paisagens de Canindé de São Francisco, em Sergipe. A maior atração é a Gruta do Talhado, uma área com profundidade de 15 metros, onde os turistas param para mergulhar.
8. Ponta do Corumbau (BA)
Com um mar de águas cristalinas e esverdeadas, a Ponta do Corumbau está localizada no extremo sul da Bahia. Quando chega a maré baixa, uma faixa de areia surge em meio ao oceano, variando entre 500 m e 2 km de extensão. Corumbau significa “longe de tudo” em tupi e, como o próprio nome diz, o local é ideal para relaxar e se afastar do movimento das cidades.
9. Alter do Chão (PA)
Eleito pelo jornal The Guardian como a melhor praia do Brasil, Alter do Chão está localizada às margens do Rio Tapajós, no Pará. O local fica a 32 km de Santarém e impressiona com suas águas e região cercada pela Floresta Amazônica. Para visitar suas praias, é necessário ir durante a época de seca, entre agosto e janeiro, quando o volume de água diminui e dá espaço às faixas de areias.
10. Monte Roraima
Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, temos o Monte Roraima, que se destaca pelo seu formato platô, com uma base plana. A formação rochosa se constitui por falésias e atrai praticantes de trekking. O monte possui 2810 metros de altitude e a região oferece uma infinidade de paisagens, entre cachoeiras, lagos, mirantes e cavernas.
Fonte: Casa Vogue
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.