Digno de um cenário de filme ou uma construção feita com peças de LEGO, a cidade de Zaandam, na Holanda, esbanja uma arquitetura, no mínimo, peculiar. As ruas que dão lugar às construções centenárias, e coloridas, encantam os turistas que encontram uma paisagem tradicionalmente bucólica.
Leia também: Já pensou em se hospedar em um barril de vinho? Descubra pousada inusitada no ES
Arquitetura de LEGO
Foi a cativante arquitetura de Zaandam inspirou o arquiteto Wilfried van Widen a criar um dos edifícios mais emblemáticos da cidadezinha. Trata-se do Inntel Hotel Amsterdam Zaandam.
Com 11 andares, esse hotel, agora um verdadeiro cartão-postal, destaca-se pela sua fachada colorida e deslumbrante. Isso porque lembra uma construção formada por peças de LEGO inspirada nas típicas casinhas holandesas.
Com janelas brancas e telhados vermelhos, o design desordenado confere um ar único, sugerindo ter sido empilhadas aleatoriamente, como se fosse uma brincadeira. Por dentro, o hotel revela um ambiente clean. Os 160 quartos são decorados em tons cinza e paredes brancas, com diárias a partir de R$ 472.
Outras atrações da cidade LEGO
Zaandam, no entanto, é muito mais do que apenas o famoso hotel. Outro ponto de interesse é a pitoresca vila de Zaanse Schans. Um museu a céu aberto que transporta os visitantes ao passado, com seus moinhos de vento do século XVII e XVIII, uma fazenda de queijo e uma oficina de tamancos de madeira.
Registros históricos de Zaandam revelam que a cidade tem uma conexão especial com a Rússia. Há relatos que, em 1697, o Czar Pedro I viveu em uma casa de madeira – hoje conhecida como Czaar Peterhuisje, uma das residências mais antigas da Holanda e transformada em museu.
Para os apreciadores de arte, o Zaans Museum guarda um tesouro! O obras do impressionista Monet, que viveu em Zaandam por seis meses em 1871 e deixou mais de vinte quadros que capturam a beleza da cidade.
Como chegar a Zaandam
A cidade está localizada às margens do rio Zaan, a apenas 18 km de Amsterdã, sendo uma opção perfeita para um passeio bate e volta.
A forma mais prática de chegar à vila dos moinhos de Zaanse Schans usando transporte público é pegando o trem até a estação Zaandijk Zaanse Schans. A viagem de trem leva em torno de 20 minutos, seguida por uma caminhada de mais 20 minutos até a vila. No total, o trajeto leva aproximadamente 40 minutos.
Fonte: Catraca Livre
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.