Esportes

Capixabas disputam 18 modalidades nos Jogos Escolares Brasileiros

A delegação capixaba será composta por 268 pessoas, sendo 206 atletas, de 110 escolas das redes pública e privada, além de treinadores e dirigentes.

Jogadores de vôlei disputando a bola
Foto: Pixabay

A edição 2025 dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s) vai começar nesta terça-feira (7), em Uberlândia (MG), com a participação de estudantes do Espírito Santo, de 12 a 14 anos, em 18 modalidades. Na última sexta-feira (3), foi realizada na Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) uma reunião técnica com as orientações para os técnicos sobre a competição.

A delegação capixaba será composta por 268 pessoas, sendo 206 atletas, de 110 escolas das redes pública e privada, além de treinadores e dirigentes. Os alunos que vão representar o Estado conseguiram a vaga por meio dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), organizados anualmente pela Sesport —, que também custeia as passagens e uniformes para a viagem rumo a Minas Gerais.

Leia também: Castelo sedia etapa final do Insanity Mountain com provas radicais neste fim de semana

Os jogos

O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e dividido por blocos. No primeiro, de terça-feira (7) — data da cerimônia de abertura — até o dia 12, serão disputados badminton, futsal, natação, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia; no segundo, do dia 15 ao 18, acontecem as brigas por medalhas em atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ginástica rítmica, judô e taekwondo; já no terceiro e último bloco, será a vez de basquete, ginástica artística, handebol, karatê, wrestling e xadrez.

No ano passado, em Recife (PE), o Espírito Santo bateu recorde de medalhas conquistadas no formato atual da competição. Foram 69 pódios na capital pernambucana, sendo 21 ouros, 20 pratas e 28 bronzes.

Em 2023, o Estado chegou ao número de 49 medalhas. Já em 2022, foram 43. E, em 2021, na edição em que a competição foi retomada, após 17 anos sem ser realizada, o Estado alcançou nove medalhas.

“O Espírito Santo vem de uma evolução. Desde que o evento foi retomado no formato atual, estamos sempre aumentando o nosso número de medalhas ano após ano. E tenho certeza de que vamos voltar de Uberlândia batendo o nosso atual recorde de medalhas. Isso é fruto do trabalho do Governo do Estado, por meio da Sesport, que vem investindo na nossa juventude e dando suporte às nossas modalidades”, destacou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726