ads-geral-topo

em 03 de jun de 2024, às 11h37

Inovações impactam equipe multiprofissional no atendimento ao paciente

A gestão do acesso e a inovação na área da saúde podem ser utilizadas como indicados quantitativos da definição do diagnóstico dos pacientes. A forma como são executados podem resultar em um acesso qualificado ao SUS usuário.

A coordenadora do Projeto de Gestão do Acesso à Saúde, Samilla Coelho Figueira, explica como a gestão e a inovação podem ser aplicadas na melhoria da saúde pública. “A inovação dos processos de trabalho e a inovação organizacional, juntas, têm um impacto na equipe multiprofissional, que trabalha de frente com o usuário, na linha de frente do nosso exército da saúde. E essas inovações trazem melhoria de fluxo”, diz.

Leia também: Gestão do acesso e inovação garantem uma melhor saúde pública

Samilla conta que as inovações tecnológicas podem auxiliar os profissionais e pacientes nesse processo. “Quando falamos em inovação, não estamos falando somente da tecnologia dura, mas sim de como essa informação chega até o paciente. A partir disso, fazemos uma preposição de melhorias de fluxo e organização, que impactam a gestão e que resultam num acesso qualificado ao SUS usuário”.

Para ela, “não é só ofertar o serviço, mas preciso trabalhar mecanismos organizacionais para que esse serviço seja utilizado de forma efetiva”. E reforça ainda: “No Projeto de Gestão do Acesso à Saúde que coordeno, trabalhamos algumas vertentes e a primeira delas é: quais as estratégias que podem ser utilizadas? A primeira delas, quando falamos de informação, de circulação de dados, de lidar com dados de paciente, é revisar o cadastro desse paciente”, continua.

Confira a entrevista completa!

ads-geral-rodape