Amor em quatro patas: cães voluntários espalham leveza e esperança em hospital
Eles fazem parte do projeto “cãoterapeutas”, uma iniciativa que utiliza o amor e a energia dos animais como forma de terapia para pacientes e profissionais da saúde.

Os cães Marie, Logan e Maria Flor levaram alegria e emoção aos corredores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, em Vitória. Eles fazem parte do projeto “cãoterapeutas”, uma iniciativa que utiliza o amor e a energia dos animais como forma de terapia para pacientes e profissionais da saúde.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA ação é coordenada pela assistente social Clara Maria de Souza, da ONG Doutores de Patas, que reúne 11 cães voluntários e seus tutores. Segundo ela, o objetivo é humanizar o ambiente hospitalar e oferecer momentos de leveza em meio à rotina desafiadora do tratamento. “Queremos transformar o dia de quem está no hospital, levando afeto, acolhimento e o carinho genuíno que só os animais conseguem transmitir”, destacou.
Leia também: HECI oferece teste gratuito de PSA e reforça alerta contra o câncer de próstata
Durante a visita, pacientes e acompanhantes se emocionaram ao poder interagir com os cães — entre sorrisos, lágrimas e abraços. Até os profissionais do hospital participaram da experiência, celebrando a presença dos “cãoterapeutas” com entusiasmo.
O psicólogo João Ricardo Dal Col reforçou a importância da iniciativa, que já se tornou esperada por todos no hospital. “Essas visitas trazem mais do que a presença dos cães. Elas proporcionam alívio emocional, reduzem a ansiedade e ajudam os pacientes a enfrentarem o processo de recuperação com mais força e esperança. É emocionante ver o brilho nos olhos de cada um nesses momentos simples, mas cheios de significado”, afirmou.