Autismo e SUS: Alex Silva traz debate inovador no PROINTEC 2025 em Cachoeiro
O neuroeducador Alex Silva abordará, no PROINTEC 2025, a importância da triagem obrigatória do autismo no SUS. Leia mais e participe do evento.

No dia 8 de outubro, às 14h20, o neuroeducador Alex Silva marcará presença na 3ª edição do PROINTEC – Simpósio de Ciência e Tecnologia na Saúde. O evento acontece em Cachoeiro de Itapemirim e já se consolidou como um dos maiores encontros científicos do Espírito Santo. A palestra de Silva terá como tema Autismo e triagem obrigatória no SUS, ressaltando, principalmente, a necessidade de diagnósticos precoces e estratégias inclusivas.
Alex Silva possui trajetória sólida na área de neuroeducação. Formado pela EMESCAM, ele é Diretor de Educação da Sociedade Brasileira de Neuroeducação (SBNe) e mestre em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Além disso, atua em clínica especializada na reabilitação de crianças, adolescentes e jovens com desenvolvimento atípico. Sua experiência une, dessa forma, práticas educacionais e de saúde, sempre com foco na aprendizagem ativa e no desenvolvimento integral.
Leia também – Cachoeiro recebe PROINTEC 2025: 3ª edição do maior simpósio de ciência e saúde no ES
Relativo ao tema da palestra, a recente orientação do Ministério da Saúde estabelece que todas as crianças entre 16 e 30 meses devem passar por triagem de autismo no SUS, utilizando o instrumento M-Chat. A medida cria, desse modo, um novo desafio para a atenção primária: como implementar de forma correta, padronizada e eficiente essa triagem? Na palestra, a Sociedade Brasileira de Neuroeducação (SBNe) apresentará, de forma clara e prática, o que é o M-Chat, como aplicá-lo e quais os passos necessários para estruturar fluxos de atendimento; capacitar equipes e garantir a detecção precoce dos sinais de autismo. Será um encontro fundamental para gestores, profissionais e instituições de saúde que buscam alinhar-se às novas exigências e transformar a realidade do cuidado infantil.
Entenda o impacto do diagnóstico precoce
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta comunicação, interação social e comportamento, apresentando diferentes níveis de autonomia. Mesmo sem cura, o diagnóstico precoce permite adotar práticas que estimulam independência, acessibilidade e qualidade de vida.
O Ministério da Saúde já reforça essa importância com cursos gratuitos para familiares, cuidadores, educadores e profissionais. Os conteúdos estão disponíveis no AVA-SUS e UNA-SUS, sem limite de vagas. Além disso, a capacitação para uso da Caderneta da Criança oferece suporte essencial ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil.
Parcerias que transformam
A atuação de Alex Silva conta com o apoio da SBNe e do Instituto Kaparaó, entidade que promove integração entre ciência, educação, cultura, esporte e meio ambiente. O instituto, presidido por Janaína Dardengo e dirigido por Luiz Cláudio Alves, aposta em projetos inovadores que fortalecem o desenvolvimento humano sustentável.
Como participar do PROINTEC 2025
A programação do PROINTEC inclui palestras, mesas-redondas e painéis voltados à inovação em saúde. O evento é gratuito, garante certificado de 16 horas e tem inscrições abertas pelo Sympla: clique aqui para se inscrever. . As vagas são limitadas.
A iniciativa é organizada pelo INADS, promovida pelo AQUINOTICIAS.COM e patrocinada por instituições de peso, como o HECI – Hospital Evangélico de Cachoeiro, Farmácia Indiana e HIFA, CEMES, MULTIVIX e SISTEC. Além disso, tem suporte institucional do Instituto Sustentabilidade Brasil, Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), FAPES, Governo do Espírito Santo, SECTI, SESA, ICEPi e Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.
Conheça toda a programação do PROINTEC, acessando informações pelo Instagram oficial do evento: @prointec.es.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui