Saúde e Bem-estar

Café, chocolate, vinho e frutas combatem a Síndrome Metabólica?!

Café, frutas, vinho e chocolate podem ajudar no combate à Síndrome Metabólica

A foto apresenta polifenóis
FOTO: Freepik

A síndrome metabólica envolve distúrbios metabólicos e hormonais que aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Ela ocorre quando, principalmente, ao menos, três condições estão presentes: obesidade abdominal, pressão alta, níveis elevados de açúcar no sangue, triglicerídeos altos e dislipidemia. A prevalência da síndrome tem crescido globalmente, com destaque para o Brasil, onde passou de 29,6% em 2013 para 33% em 2022.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Estudo revela os benefícios dos polifenóis

Conforme pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), junto ao Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) e ao Hospital das Clínicas da USP, alimentos saborosos podem manter a saúde. Os resultados mostraram que a ingestão de polifenóis pode ser uma poderosa ferramenta na prevenção da síndrome metabólica.

Variedade alimentar maximiza os benefícios

O estudo também destacou a importância da diversidade alimentar. Consumir diferentes alimentos ricos em polifenóis potencializa seus efeitos. Esses compostos favorecem a microbiota intestinal, melhorando a saúde geral do corpo. Assim, uma dieta variada maximiza os benefícios dos polifenóis.

Consuma polifenóis para prevenir doenças cardiovasculares

Incluir polifenóis na alimentação não só reduz o risco de síndrome metabólica, mas também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Incorporar frutas, café, vinho e chocolate na dieta é uma maneira prática e saborosa de promover a saúde do coração. Em vez de eliminar esses alimentos, a melhor estratégia é consumir-los com equilíbrio e consciência.

Leia também: Papa enfrenta agravamento de saúde com insuficiência renal-saiba mais