Saúde e Bem-estar

Café, chocolate, vinho e frutas combatem a Síndrome Metabólica?!

Café, frutas, vinho e chocolate podem ajudar no combate à Síndrome Metabólica

Por Redação

2 mins de leitura

em 24 de fev de 2025, às 10h25

FOTO: Freepik
FOTO: Freepik

A síndrome metabólica envolve distúrbios metabólicos e hormonais que aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Ela ocorre quando, principalmente, ao menos, três condições estão presentes: obesidade abdominal, pressão alta, níveis elevados de açúcar no sangue, triglicerídeos altos e dislipidemia. A prevalência da síndrome tem crescido globalmente, com destaque para o Brasil, onde passou de 29,6% em 2013 para 33% em 2022.

Estudo revela os benefícios dos polifenóis

Conforme pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), junto ao Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) e ao Hospital das Clínicas da USP, alimentos saborosos podem manter a saúde. Os resultados mostraram que a ingestão de polifenóis pode ser uma poderosa ferramenta na prevenção da síndrome metabólica.

Variedade alimentar maximiza os benefícios

O estudo também destacou a importância da diversidade alimentar. Consumir diferentes alimentos ricos em polifenóis potencializa seus efeitos. Esses compostos favorecem a microbiota intestinal, melhorando a saúde geral do corpo. Assim, uma dieta variada maximiza os benefícios dos polifenóis.

Consuma polifenóis para prevenir doenças cardiovasculares

Incluir polifenóis na alimentação não só reduz o risco de síndrome metabólica, mas também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Incorporar frutas, café, vinho e chocolate na dieta é uma maneira prática e saborosa de promover a saúde do coração. Em vez de eliminar esses alimentos, a melhor estratégia é consumir-los com equilíbrio e consciência.

Leia também: Papa enfrenta agravamento de saúde com insuficiência renal-saiba mais

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui