Saúde e Bem-estar

Hifa passa a oferecer hemodiálise e beneficia Região Sul do Espírito Santo

Novo serviço de hemodiálise no Hifa reduz deslocamentos e amplia o acesso ao tratamento renal na Região Sul capixaba.

A foto alude à inauguração do Centro de Hemodiálise no Hifa- CI-ES
Fonte: Acervo l Hifa

Pacientes com doença renal crônica da Região Sul do Espírito Santo passaram a contar com um importante reforço na assistência à saúde. O Governo do Estado inaugurou, nesta segunda-feira (15), o serviço de Terapia Renal Substitutiva (TRS) na modalidade de hemodiálise ambulatorial no Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa), em Cachoeiro de Itapemirim.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A iniciativa representa um avanço para a regionalização da saúde e promete transformar a rotina de dezenas de pacientes que, até então, precisavam viajar para outros municípios em busca do tratamento. Além disso, o novo serviço fortalece a rede pública de nefrologia e amplia o acesso a um atendimento mais humanizado.

Leia também – Nova terapia contra leucemia chega ao SUS em 2026

Mais conforto e qualidade de vida

Inicialmente, o serviço atenderá 80 pacientes em acompanhamento. Cada pessoa realiza, em média, 12 sessões mensais, totalizando cerca de 960 procedimentos por mês.

A hemodiálise é indispensável para pessoas com insuficiência renal crônica. Em muitos casos, os pacientes precisam passar por até três sessões semanais, o que torna, desse modo, os deslocamentos frequentes um grande desafio físico, emocional e financeiro.

Com a implantação do serviço em Cachoeiro de Itapemirim, os pacientes poderão realizar o tratamento mais perto de casa. Dessa forma, a medida reduz o tempo gasto em viagens e melhora significativamente a qualidade de vida dos usuários e de seus familiares.

De acordo com o governador Ricardo Ferrço, “Hoje é um dia muito importante, pois estamos dando mais um passo para ampliar a parceria com o Hifa. Temos muito orgulho de trabalhar ao lado de um hospital que é de Cachoeiro, mas que atende todo o Espírito Santo. É para cuidar das pessoas que estamos no Governo do Estado. Foi assim com o governador Renato Casagrande e continua sendo assim comigo.”

Investimento fortalece a rede de saúde

O custeio mensal do serviço está estimado em R$ 241,5 mil, o que representa aproximadamente R$ 2,9 milhões por ano. Os recursos seguem os parâmetros da Tabela SUS para procedimentos de hemodiálise.

Além de ampliar a capacidade de atendimento da rede regional, a iniciativa contribui para aumentar, assim, a adesão ao tratamento e garantir maior equidade no acesso aos serviços especializados.

A nova estrutura reforça o compromisso do Estado com a descentralização da assistência e leva mais dignidade, conforto e segurança aos pacientes renais do Sul capixaba.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726