ads-geral-topo
Nacional

PM é afastado por agredir idosa de 70 anos e vira alvo de inquérito

Após agredir a mulher, o PM tentou tomar o celular da pessoa que estava gravando a ocorrência

Por Estadão

2 mins de leitura

em 31 de maio de 2023, às 16h28

Foto: Reprodução

Um policial militar de São Paulo foi flagrado dando um soco no rosto de uma idosa que tentava impedir agressões do PM durante abordagem em Igaratá, município próximo a São José dos Campos, no Vale do Paraíba.

Os agentes estavam no local para atender uma ocorrência de desentendimento entre dois irmãos que disputavam demarcação de terra, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Na Delegacia, os PMs alegaram que foram hostilizados e agredidos pelo grupo.

Uma outra mulher que aparece na filmagem, feita com um celular, diz que o PM agrediu a avó, de 70 anos. Segundo a Secretaria de Segurança, a mulher foi atendida no pronto atendimento de Igaratá e liberada. Ela passou por exame de corpo de delito, assim como os demais envolvidos.

Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a Delegacia de Igaratá também abriu um inquérito para apurar o caso.

Vídeo que circula nas redes sociais mostra um dos PMs imobilizando um dos supostos envolvidos no ‘desentendimento’, enquanto o outro já está algemado, ao lado. Nesse interim, um segundo agente passa a esmurrar o homem que está imobilizado. É quando a idosa tenta intervir. Ela se aproxima e dá um tapa na orelha do PM. Em seguida, ele soca o rosto da mulher, que vai ao chão.

Após agredir a mulher, o PM tenta tomar o celular da pessoa que estava gravando a ocorrência. Ele chega a dizer que o autor do vídeo será conduzido à Delegacia. O homem concorda, diz que é testemunha do ocorrido.

Em um segundo momento, a idosa volta a se aproximar do PM que a agrediu, de novo tentando interceder por um dos homens que era agredido durante a abordagem. O PM diz a ela: “Você me agrediu primeiro”.

No trecho final do vídeo é possível identificar algumas declarações, mas sem identificar os autores. Uma das vozes diz: “Esse soco vai sair caro”. Outra, que parece ser de um dos homens algemados, diz: “Para de gritar com a minha mãe, pelo amor de Deus”.

Leia a nota completa:

O policial envolvido foi afastado das atividades operacionais. Foi instaurado um inquérito Policial Militar que vai apurar todas as circunstâncias do ocorrido, incluindo a agressão contra a senhora.

Estadao Conteudo

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape