Consultora aponta tendências para a moda sustentável
Rafaela Garcia destaca a importância do consumo consciente para a preservação ambiental
O uso consciente e o descarte correto de roupas são alguns conceitos da moda sustentável, que, diante das preocupações ambientais, já é uma tendência no mercado de vestuário.
No fórum Sustentabilidade Capixaba, que acontece até esta quarta-feira (28), a consultora de imagem, Rafaela Garcia, explicou que apesar de ainda existir certo preconceito quanto ao reuso de roupas, esse comportamento pode fazer com a pessoa contribua para a preservação do meio ambiente sem perder o estilo.
“As pessoas estão mais consumistas. Esse comportamento acontece desde o ano 2000, quando a gente teve o advento do fast fashion. Com as lojas Renner, C&A, a moda se tornou mais acessível. As pessoas passaram a comprar muito mais e usar muito menos”, explicou.
Além de tentar buscar combinações de looks para reutilizar ao máximo possível as peças de roupa, também é importante saber como descartar de maneira correta o vestuário que já não agrada mais.
“As pessoas estão se desfazendo de peças de roupa em bom estado, muitas vezes, porque elas compram errado. Eu trabalho o comprar certo. Saber o que que você precisa fazer para fazer escolhas melhores, comprar menos, usar mais e descartar corretamente”, explica Rafaela Garcia.
Entre as opções de descarte correto, que contempla o consumo sustentável, estão as doações para a promoção de bazar, uma vez que através dela é possível vender e ganhar dinheiro para o sustento de famílias de baixa renda e instituições beneficentes ou filantrópicas.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.