ads-geral-topo
Variedades

Filho de Rita Lee anuncia que criou modelo de voz da mãe por meio de IA

Na postagem, João explicou que pegou 50 músicas que Rita e Roberto gravaram da metade dos anos 1970, quando começaram a parceria, até as últimas criações (Rita deixou material inédito) e isolou a voz de Rita

Por Estadão

2 mins de leitura

em 02 de ago de 2023, às 14h07

Foto: Divulgação

O produtor João Lee, filho do meio da cantora Rita Lee e do músico Roberto de Carvalho, anunciou em uma rede social que conseguiu criar um modelo de voz para a mãe por meio da inteligência artificial (IA).

Na postagem, João explicou que pegou 50 músicas que Rita e Roberto gravaram da metade dos anos 1970, quando começaram a parceria, até as últimas criações (Rita deixou material inédito) e isolou a voz de Rita.

“Cortei cada à capela em várias partes, carreguei e rodei todos os áudios em um modelo de inteligência artificial no meu computador. Demorou quase um dia inteiro para rodar o software, mas consegui criar um modelo de voz dela em IA”, escreveu.

João afirmou que gostou do resultado. “Ainda precisa de ajustes, mas o resultado é impressionante. Incrível como a tecnologia para o áudio avança.”

O produtor não sinalizou, no entanto, como pretende usar o modelo de voz que conseguiu criar com o auxílio da tecnologia. Porém, isso abre o caminho, por exemplo, para que Rita possa cantar uma música que jamais tenha gravado enquanto estava viva.

Marido e parceiro de Rita por quase 50 anos, Roberto de Carvalho já declarou que ela iria adorar as possibilidades que a IA oferece.

João, que nos últimos anos tem se dedicado ao legado de Rita – foi um dos curadores da grande exposição sobre Rita que ficou em cartaz em São Paulo em 2021 -, afirmou recentemente ao Estadão que a roqueira deixou músicas inéditas gravadas.

O uso da IA na música tem aberto debates no mundo todo. Embora ela possa auxiliar em diversos processos da produção musical – a tecnologia pode restaurar áudios, por exemplo – o que chama mais a atenção é a capacidade que ela tem em reproduzir a voz humana.

Estadao Conteudo

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape