ads-geral-topo
Geral

Conheça as 20 profissões mais felizes e as mais infelizes do mundo

Dois estudos distintos mostram os 10 profissionais que encontraram carreiras que alegram suas vidas e os 10 que se destacam como as mais desafiadoras em permos profissionais

Por Redação

6 mins de leitura

em 28 de out de 2023, às 09h25

Foto: Reprodução web

Na atualidade, em meio ao cenário caracterizado pelo aumento constante do estresse, das pressões no ambiente de trabalho e pela incessante busca pela satisfação pessoal, a escolha de uma profissão que ofereça genuína felicidade e realização se configura como uma prioridade inegável para inúmeras pessoas. Um estudo realizado pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos foi capaz de identificar as 10 profissões mais felizes do mundo. Este estudo, sem dúvida, oferece insights valiosos sobre o equilíbrio entre realização pessoal e profissional em um mundo cada vez mais desafiador, e certamente, encontrar uma carreira que proporcione felicidade é um desejo comum a muitos.

Abaixo, apresentamos as 10 profissões consideradas as mais felizes do mundo, juntamente com uma breve explicação do que cada uma delas envolve e por que podem trazer tanta satisfação:

1. Clero: Muitos clérigos dedicam suas vidas ao serviço espiritual e ao auxílio às comunidades. A satisfação advém da sensação de propósito ao orientar e apoiar as pessoas em questões espirituais e éticas.

2. Bombeiro: A profissão de bombeiro é frequentemente associada à heroísmo e resgate. A satisfação provém do sentimento de contribuir diretamente para salvar vidas e proteger a comunidade.

3. Fisioterapeuta: Fisioterapeutas auxiliam na reabilitação de pacientes, ajudando-os a recuperar a mobilidade e a qualidade de vida. A satisfação surge ao testemunhar as melhorias tangíveis na saúde dos pacientes.

4, Escritor: Escritores têm a oportunidade de dar vida a histórias e ideias por meio das palavras. A criatividade e a expressão pessoal são fontes de grande satisfação.

5. Professor de Educação Especial: Trabalhar com crianças com necessidades especiais permite a esses profissionais fazer uma diferença significativa na vida de seus alunos. A satisfação vem da superação de desafios e do apoio ao desenvolvimento dessas crianças.

6. Professor: Embora no Brasil os professores muitas vezes enfrentem desafios significativos, em muitos outros lugares do mundo, essa é uma profissão valorizada. A satisfação advém da oportunidade de moldar o futuro por meio da educação.

7. Artista Plástico: Artistas têm a liberdade de expressar sua criatividade e visão pessoal por meio da arte. A satisfação está na capacidade de criar obras que inspirem e emocionem os outros.

8. Psicólogo: Os psicólogos ajudam as pessoas a entender e superar desafios emocionais e mentais. A satisfação está em fornecer apoio significativo e ajudar os pacientes a melhorar sua saúde mental.

9. Corretor de Serviços Financeiros: Profissionais financeiros que ajudam os clientes a gerenciar seus recursos financeiros podem experimentar satisfação ao fornecer orientação e segurança financeira.

10. Engenheiro Operacional: Engenheiros que trabalham na gestão e otimização de operações podem se sentir satisfeitos ao melhorar processos e sistemas, tornando-os mais eficientes.

Essas profissões se destacam não apenas pela satisfação que proporcionam, mas também pela capacidade de fazer a diferença na vida das pessoas e na sociedade como um todo. Encontrar a felicidade no trabalho muitas vezes envolve alinhar suas paixões e habilidades com uma carreira que permita que você contribua de maneira significativa para o bem-estar dos outros.

Mais infelizes

Por outro lado, também existem aquelas que se destacam como as mais desafiadoras em termos de satisfação profissional. Uma pesquisa da plataforma de emprego 99jobs, que identificou as 10 profissões mais infelizes de todas, e embora este estudo não forneça uma explicação detalhada para essa infelicidade, é observado que a maioria dessas profissões está associada a um sentimento de solidão no ambiente de trabalho, conforme destacado por uma pesquisa recente realizada pela Universidade de Harvard.

Aqui estão as 10 profissões mais infelizes do mundo, juntamente com uma breve explicação do que cada uma delas envolve e por que podem ser desafiadoras em termos de satisfação:

1. Diretor de Tecnologia da Informação: Este cargo frequentemente envolve uma carga de trabalho intensa, pressões constantes e responsabilidades significativas, o que pode afetar negativamente o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

2. Diretor de Vendas e Marketing: O desafio aqui reside na pressão para atingir metas de vendas e marketing, muitas vezes em um ambiente competitivo e de alta pressão.

3. Gerente de Produto: A gestão de produtos envolve decisões cruciais e a necessidade de atender às demandas do mercado, o que pode ser estressante.

4. Desenvolvedor Web Sênior: Os desenvolvedores web sênior frequentemente lidam com prazos apertados e expectativas elevadas de qualidade, o que pode gerar estresse.

5. Especialista Técnico: Este cargo pode envolver solucionar problemas complexos e lidar com desafios técnicos contínuos.

6. Técnico em Eletrônica: Lida com a manutenção e reparo de equipamentos eletrônicos, muitas vezes em ambientes de trabalho isolados.

7. Secretário Judicial: Lidar com questões legais sensíveis e processos judiciais pode ser emocionalmente desafiador.

8. Analista de Suporte Técnico: Responder a problemas e reclamações de clientes pode ser estressante, especialmente quando as soluções não são imediatas.

9. Operador de CNC (Computer Numeric Controlled): Esse trabalho envolve a operação de máquinas complexas, e a pressão por precisão pode ser alta.

10. Gerente de Marketing: Semelhante ao diretor de vendas e marketing, esse papel pode envolver pressão para atingir metas e lidar com a concorrência constante.

Essas profissões muitas vezes apresentam desafios significativos, como altas expectativas, pressão por resultados e, em alguns casos, isolamento no trabalho. Isso pode contribuir para níveis mais baixos de satisfação profissional entre aqueles que desempenham essas funções.

É importante lembrar que a felicidade no trabalho é influenciada por uma variedade de fatores, e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional desempenha um papel fundamental nesse contexto.

Encontre felicidade na profissão

É fundamental identificar suas prioridades, distinguindo o que é inegociável para sua realização profissional daquilo que é supérfluo. Por exemplo, você pode abrir mão de certa autonomia, mas jamais tolerar a falta de respeito nas relações de trabalho.

Não espere as oportunidades caírem do céu; é válido criar seu próprio espaço mesmo em ambientes desafiadores. Se enxergar possibilidades, seja proativo e vá além da zona de conforto na busca pela sua felicidade profissional.

A realidade é que encontrar um trabalho 100% alinhado com expectativas e valores é raro. Maturidade implica em flexibilidade e na habilidade de encontrar a felicidade na intersecção entre expectativas e realidade. O ponto de equilíbrio é o que deve estar constantemente no seu radar.

Fonte: Ricardo (Meu Valor)

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

Assuntos:

Brasil
ads-geral-rodape