ads-geral-topo

Inova em Alegre

Laboratórios da Ufes trabalham para aprimorar manejo de lavouras

Presentes ao Inova Capixaba, em Alegre, estão laboratórios que trabalham para minimizar perdas dos produtores com problemas em plantaçõe

Por Redação

3 mins de leitura

em 06 de out de 2023, às 16h48

Foto Marcos Freire

O Fórum de Inovação e Tecnologia no Agronegócio – Inova Capixaba – Agricultura in Foco, realizado em Alegre, apresentou muitas novidades tecnológicas para o setor, inclusive, para o manejo de lavouras, entre outras atividades. E isso se deve muito devido à presença das chamadas academias, como a Ufes, Ifes, Fafia, entre outros. O evento acontece no Parque de Exposições Geraldo Santos, em Alegre, região do Caparaó Capixaba, e segue até o final da tarde desta sexta (6).

No caso da Ufes – mais precisamente o CCAE e CCENS do Campus Alegre, por exemplo, são muitos os departamentos e laboratórios que apresentaram inovações que podem trazer soluções para problemas enfrentados pelo homem do campo. O Laboratório de Mecanização e Agricultura de Precisão e Digital (Labmap), que conta com a participação de estudantes de Agronomia, na sua maioria, além do curso de Física, trabalha com agricultura e silvicultura de precisão.

O estande do Labmap no Inova Capixaba apresentando a tecnologia e inovações utilizadas (Foto Marcos Freire).

O trabalho consiste em buscar identificar a variabilidade espacial e temporal dos fenômenos naturais, como o estresse da planta, ataque de pragas, deficiência nutricional, doenças e até pela genética da cultivar (planta cultivada). E tudo isso é feito por meio de sensores acoplados a veículos aéreos não tripulados (Vant), que são os chamados drones.

Manejo de lavouras aprimorado = mais lucro

Esses sensores captam a reflectância das plantas que mostram como estão as condições numa cultivar. O que é possível medir, observando como as plantas reagem à radiação eletromagnética emitida pelo Sol, quando realizam a fotossíntese. Assim, é possível fazer uma análise do que uma cultura agrícola precisa com precisão.

O objetivo disso é aprimorar o manejo da lavoura, identificando as áreas que são mais produtivas. Enquanto aquelas menos produtivas, o LABMAP busca entender se o investimento deve ser feito, para aumentar sua produção ou se já atingiu seu máximo. O que ajuda o produtor a ter menos desperdício de recursos e, consequentemente, mais lucro.

Redução de danos e perdas

Ao mesmo tempo, o Laboratório de Epidemiologia e Manejo de Doenças de Plantas (Lemp) desenvolve pesquisas em epidemiologia e manejo de doenças de plantas agrícolas e florestais. E presta serviços à comunidade, por meio da Clínica Fitopatológica (Clinfito).

O objetivo é desenvolver alternativas para um manejo racional das plantas que também tragam aumento de lucro para o produtor. Além de reduzir danos e perdas de maneira sustentável, colaborando para a preservação do meio ambiente.

O Lemp desenvolve pesquisas em epidemiologia e manejo de doenças de plantas, patologia florestal, sistema de prevenção e alerta, quanto a mudanças climáticas, estresses abióticos e resistência de plantas a doenças, entre outros.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape