ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

🥙 Nutricionista esclarece como comer bem em dias quentes

Em entrevista exclusiva, especialista dá dicas de preparo dos alimentos e alerta para problemas que podem ocorrer com a saúde

Por Helena Valadão

4 mins de leitura

em 29 de nov de 2023, às 14h00

Foto: Pixabay

Com o fim do ano chegando, vem também o verão e junto o calor, muito calor. E é importante observar alguns cuidados com a saúde, principalmente com a alimentação, para não perder nada de bom que essa época pode proporcionar. Mas, você sabe como comer bem em dias quentes?

A nutricionista Andressa Oliveira da Silva Cabelino explica o que fazer e o que não fazer com os alimentos, e como comer bem em dias quentes do ano para evitar problemas como desidratação, mal estar entre outros.

Em entrevista ao AQUINOTICIAS.COM, Andressa dá dicas valiosas sobre alimentação. Aliás, ela também enumera qual os alimentos indicados para a estação mais quente do ano, e como equilibrar a saúde. Confira!

Foto: Erika Medeiros

Como comer bem nos dias quentes?

Adotar uma alimentação balanceada é fundamental a qualquer época do ano. Mas, se tratando do calor devemos ficar mais atentos, além de nos nutrir, precisamos de hidratação. Pensando nisso, devemos preferir alimentos como frutas, verduras (saladas cruas) e legumes que são ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras e água. Aliás, esses alimentos, além de leves são refrescantes.

Uma boa dica é optar por frutas da estação, como morango, melão, abacaxi, melancia e coco verde, pois são excelentes fontes de nutrientes contem em sua composição e também têm uma maior concentração de água que ajudam na hidratação do corpo.

As carnes brancas e cortes de carne bovina magra são as mais indicadas para esta época. Varie entre grelhados, cozidos e assados. Ademais, ingerir líquidos como água, chás, sucos naturais sem açúcar, água de coco são fundamentais.

Uma opção para variar na hidratação, são as águas saborizadas, utilizando pedaços de gengibre, laranja, limão, hortelã e outras frutas para aromatizar a água de acordo com a sua preferência.

O que evitar comer no calor?

O ideal é não consumir alimentos industrializados, frituras, refrigerantes, bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas, bolachas recheadas e pratos muito elaborados com cremes e maioneses.

Alimentos expostos ao tempo contém riscos de contaminação ou de locais que não apresentem boa higienização também devem ser evitados.

Uma observação com relação a maionese caseira é que o seu consumo deve ter uma atenção redobrada em qualquer estação. Todavia, no calor, deve ser ainda maior.

Verdade ou mito: no calor a hidratação deve ser dobrada?

Verdade. No calor eliminamos mais água. Sempre importante observar a cor da urina. Se estiver escura, significa que nosso organismo está economizando água, portanto hidrata-se.

Comer mais devagar é uma dica para qualquer época do ano?

Sim, quanto mais mastigamos o alimento, mais triturado ele fica ajudando na digestão e absorção o que também ajuda na saciedade.

A atenção deve ser multiplicada no calor?

Sim, nessa época aumenta o risco de contaminação pelas elevadas temperaturas. Contudo, é muito importante fazer a higienização dos alimentos e cozinhá-los bem. Depois de preparados podem ficar até 2h no máximo fora de refrigeração.

Aliás, para higienizar alimentos como frutas e verduras, podemos utilizar uma solução de água sanitária com água filtrada, por exemplo. Utilize uma colher de sopa para cada litro de água, deixe de molho por 15 minutos e depois enxague bem os alimentos em água filtrada.

O que pode acontecer com a pessoa que não segue essas dicas?

Pode ocorrer episódios de exaustão ou fadiga pelo calor. Também pode haver a sensação de desmaio, intoxicação alimentar causando mal-estar, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos, febre, desidratação e, em alguns casos, coceira na pele, azia, indigestão e estufamento abdominal.

Sobre a nutricionista

Andressa atua como nutricionista clínica desde 2012, com experiência em atendimentos ambulatoriais a pacientes com foco em emagrecimento, diabetes melitus, dislipidemias, gestantes, crianças, idosos e reeducação alimentar (longevidade).

Realiza consultorias em restaurantes e elaboração de manual de boas práticas de manipulação. É pós graduada em nutrição clinica e estética e acupuntura (ventosas, auriculoterapia, cone hindu (chinês) e acupuntura sistêmica e eletro acupuntura) e pós graduanda em nutrição oriental chinesa.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape