ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

Confira mais de 10 alimentos que diminuem a ansiedade

Conforme explica a nutricionista Rafaela Donadeli, os alimentos que diminuem a ansiedade possuem substâncias que atuam diretamente nos sistema nervoso.

Por Flavio Cirilo

5 mins de leitura

em 04 de nov de 2023, às 08h00

Foto: Reprodução | Freepik

Os alimentos que diminuem a ansiedade são importantes aliados na manutenção de uma vida saudável e longeva, uma vez que os sintomas desse transtorno podem levar a alteração no humor, perda de sono, palpitações, aumento ou diminuição do apetite.

Conforme explica a nutricionista Rafaela Donadeli, os alimentos que diminuem a ansiedade possuem substâncias que atuam diretamente nos sistema nervoso e contribuem para minimizar comportamentos incômodos, provocados pelo transtorno.

“Os alimentos fontes de triptofano, ajudam na síntese e no controle da serotonina no organismo, sendo responsável por nos promover sensação de bem estar de forma geral. A 5-HT, gerada a partir do triptofano, aminoácidos encontrados na alimentação, pode controlar o humor, o estresse e a agressividade”, afirma.

10 alimentos que diminuem a ansiedade

Mas quais são esses alimentos que diminuem a ansiedade? É possível encontrá-los no supermercado, eles são acessíveis a todos? A nutricionista listou 10 alimentos que diminuem a ansiedade e podem ser encontrados facilmente como, por exemplo:

  • Peixes – Além do salmão, outros peixes como o atum, a sardinha e o cavala também são ótimos para reduzir a ansiedade, pois são fontes de omega-3, que atua diretamente no sistema nervoso e auxilia na redução dos sintomas desse transtorno;
  • Verduras – Também conhecidas como “vitaminas anti-estresse”, os vegetais de folhas escuras como espinafre, brócolis, agrião, couve e rúcula são ricos em vitaminas do complexo B e concentram grande quantidade de magnésio, que exerce função importante na conversão do triptofano em serotonina;
  • Chia – Rica em ferro, aminoácidos e vitamina B, a chia desempenha papel importante na saúde do cérebro. Além disso, também auxiliam na redução dos sintomas da ansiedade, uma vez que possui fibras e ômega-3;
  • Linhaça – Possui propriedades antioxidantes, antidiabéticas, anti-inflamatórias, hipolipemiantes, anticancerígenas e ansiolíticas. As suas propriedades funcionais trazem inúmeros benefícios para o corpo humano. Por auxiliar na liberação de serotonina, o “hormônio da felicidade”, o destaque é para o seu papel no combate a ansiedade e depressão;
  • Castanhas – As castanhas fazem parte do grupo de oleaginosas, que possuem vitaminas do complexo B, Magnésio e Triptofano. O seu consumo regular evita os sintomas do transtorno da ansiedade e estresse;
  • Melissa – Geralmente consumida em forma de chá, a melissa possui ação antioxidantes, anti-inflamatória, digestiva e diurética. O seu efeito calmante interfere diretamente na redução dos sintomas de insônia e ansiedade;
  • Camomila – A camomila é uma fonte de flavonóides, que, por sua vez, é um importante metabólito secundário, capaz de modular, vias cruciais para o tratamento de transtornos psiquiátricos.
  • Extratos do maracujá – O extrato do maracujá possui boas quantidades de flavonoides. Eles apresentam vários efeitos biológicos e farmacológicos, incluindo atividade que reduzem a ansiedade.

Quem tem ansiedade pode tomar leite?

De acordo com a nutricionista, não há problema pessoas com transtorno e ansiedade consumirem o leite, desde que não tenham intolerância a lactose ou à proteína do leite.

“O leite contém triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina pelo cérebro e que regula áreas cerebrais responsáveis pelo comportamento alimentar, humor, vício e depressão, além de ajudar a melhorar o desempenho do cérebro e memória, ajudando a ter um sono mais tranquilo”, ressalta Rafa Donadeli.

Entre os derivados do leite que são fontes de triptofano estão:

  • Chocolate (70% cacau 290mg)
  • Ovos (165mg)
  • Leite (42mg)
  • Banana

Nos casos específicos em que a pessoa tem o transtorno de ansiedade e intolerância a lactose ou à proteína do leite, a dieta precisa ser baseada em fontes de serotonina, sem utilizar o leite, ou fazer uma adequação na alimentação para não ter efeitos colaterais com o alimento.

Quais são as frutas que ajudam a reduzir a ansiedade?

Além do leite, as frutas também se destacam entre os alimentos que diminuem a ansiedade. Conforme explica a nutricionista, as mais indicadas são:

  • Frutas cítricas (laranja, kiwi, morango, limão e abacaxi) – A vitamina C atua sobre o sistema nervoso central, combatendo o stress e o cansaço. As frutas cítricas também ajudam a combater a irritabilidade devido ao seu potencial antioxidante;
  • Abacate – Fonte de magnésio, contém beta sitosterol, substância que atua no controle do cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Também auxilia no funcionamento intestinal, o que proporciona uma melhor absorção de nutrientes que estimulam a produção de neurotransmissores do bom humor;
  • Banana – Fonte de B6 e triptofano, facilita a síntese de serotonina. Possui também o magnésio, que auxilia no relaxamento.

Uma alimentação equilibrada, associada a boa saúde intestinal, também traz para o corpo a absorção de nutrientes essenciais para estimular a serotonina e o 5-HT. Dessa forma, manter uma dieta saudável a base desses alimentos vão estimular a absorção de nutrientes essências, trazendo o aumento da serotonina, consequentemente, associando melhor bem estar, sono e menos compulsão alimentar. Todos esses itens diminuem os sintomas da ansiedade.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape