ads-geral-topo
Nacional

Google começa a deletar contas inativas nesta quinta-feira (30)

O objetivo é evitar golpes e ataques cibernéticos, aproveitando a vulnerabilidade de contas negligenciadas pelos usuários

Por Estadão

2 mins de leitura

em 30 de nov de 2023, às 09h12

Foto: Divulgação

O Google vai começar a excluir a partir desta quinta-feira (30), contas inativas há dois anos, conforme anunciado em maio. A medida abrange não apenas os perfis, mas também a remoção de todos os conteúdos associados, como arquivos no Drive. O objetivo é evitar golpes e ataques cibernéticos, aproveitando a vulnerabilidade de contas negligenciadas pelos usuários.

De acordo com a empresa, as exclusões serão gradativas ao longo do mês de dezembro, começando com perfis que foram criados e nunca mais usados. Ao desativar uma conta, não apenas o perfil em si é afetado, mas o endereço de e-mail também fica indisponível.

Além disso, todos os arquivos dos apps do WorkSpace, como Drive e Gmail, e as imagens armazenadas no Google Fotos serão permanentemente apagadas. A única exceção são as contas do YouTube logadas com o perfil do Google.

O que fazer

Para evitar a exclusão automática, os usuários são incentivados a conectar-se regularmente às suas contas, principalmente porque o Google enviou um alerta a essas contas inativas indicando que elas serão excluídas se continuarem sem atividade.

Para conferir se sua conta será apagada, basta acessar o site accounts.google.com, fazer login com seu nome de usuário e senha e procurar por aviso na caixa de entrada do Gmail.

Como as contas serão apagadas se estiverem inativas, para não perder o perfil basta interagir com ela. Realizar atividades em serviços associados, como a criação de documentos no Drive, o envio de e-mails ou a participação em chamadas de vídeo no Meet, demonstra atividade e evita a exclusão.

Estadao Conteudo

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape