Copa do Mundo de 2026 terá abertura no México e final em Nova Jersey
O torneio vai acontecer entre 11 de junho e 19 de julho. A Fifa considera que serão três jogos inaugurais, porém, dois deles ocorrem depois do primeiro

A Fifa anunciou, neste domingo (4), o calendário da Copa do Mundo de 2026, que vai acontecer nos Estados Unidos, México e Canadá. Será a primeira vez sede tripla na história dos mundiais. O torneio vai acontecer entre 11 de junho e 19 de julho. A Fifa considera que serão três jogos inaugurais, porém, dois deles ocorrem depois do primeiro.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO estádio Azteca, na Cidade do México, vai sediar a abertura dia 11 de junho de 2026. O local tem capacidade para 83.264 espectadores. É considerado a casa da seleção mexicana, além de sediar jogos do América. Foram lá as finais das copas de 1970 e 1986, vencidas por Brasil e Argentina, respectivamente. A Cidade do México terá, ao todo, três jogos. Monterrey também conta com três partidas, enquanto Guadalajara terá quatro.
Já a final será em Nova Jersey no MetLife Stadium, em 19 de julho de 2026. O local tem capacidade para 82.500 pessoas. É a casa do New York Jets e do New York Giants, da NFL. O Hard Rock Stadium, em Miami, será local da disputa de terceiro lugar. O espaço comporta 65.326 torcedores. O Miami Dolphis, da NFL, manda seus jogos lá.
OUTRAS ABERTURAS
No Canadá, o estádio BMO Field, em Toronto, vai sediar o primeiro jogo no país, um dia depois do começo da Copa. A capacidade é pequena, comparado com o Azteca. Há espaço para 30.991 torcedores. O local foi uma força da seleção canadense que se classificou para a Copa de 2022. Ao todo, serão 10 partidas no Canadá, cinco em Toronto e cinco em Vancouver, no BC Place Stadium.
Os Estados Unidos são o país com mais cidades-sede entre os três. A abertura no país será no SoFI Stadium, em Los Angeles, também em 12 de junho. O local tem capacidade para 70.240 torcedores e é a casa dos Los Angeles Rams e Los Angeles Chargers, ambos da NFL. O estádio vai sediar cinco jogos da Copa do Mundo. San Francisco, Houston, Dallas, Atlanta, Boston, Philadelphia, e Nova York/Nova Jersey também vão sediar cinco partidas cada. Seattle, Kansas City e Miami terão quatro cada.
Assim como em 1994, quando a Copa aconteceu nos Estados Unidos, o torneio será no verão do hemisfério norte. Na época, o forte calor castigou os jogadores. Entretanto, agora, os estádios dispõem de tecnologia que vai garantir a climatização em caso de forte calor.
ESTÁDIO DE FINAL
O estádio Azteca já sediou duas finais de Copa do Mundo, nas duas vezes que o México foi país-sede. Em 1970, o lendário time do Brasil conquistou o tricampeonato ao bater a Itália por 4 a 1. Já em 1986, os argentinos, guiados por Maradona, aplicaram 3 a 2 na Alemanha e foram bicampeões.
Veja a lista de estádios e cidades-sede da Copa do Mundo de 2026:
EUA
Seattle – Lumen Field
San Francisco – Levis Stadium
Los Angeles – SoFI Stadium
Kansas City – Arrowhead Stadium
Dallas – AT&T Stadium
Houston – NGR Stadium
Atlanta – Mercedes-Benz Stadium
Boston – Gillette Stadium
Philadelphia – Lincoln Financial Fiel
Nova York/Nova Jersey – MetLife Stadium
Miami – Hard Rock Stadium
México
Monterrey – BBVA Bancomer Stadium
Cidade do México – Azteca
Guadalajara – Akron Estádio Central
Canadá
Toronto – BMO Field
Vancouver – BC Place Stadium
Distribuição das vagas por confederação:
Ásia (AFC) – 8 vagas diretas e 1 para repescagem
África (CAF) – 9 vagas diretas e 1 para repescagem
América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) – 6 vagas diretas e 2 para repescagem
América do Sul (Conmebol) – 6 vagas diretas e 1 para repescagem
Oceania (OFC) – 1 vaga e 1 para repescagem
Europa (Uefa) – 16 vagas diretas
Estadao Conteudo