ads-geral-topo
Internacional

Objeto detectado com sonar na Noruega reabre busca por óvni

Ao olhar para o céu, deparou-se com algo em formato oval indo em direção ao mar, mas ao procurar pelo objeto, não o encontrou

Por Estadão

2 mins de leitura

em 08 de mar de 2024, às 16h16

Foto: Reprodução/X

Em 1947, um homem na vila de Røros, uma pequena comuna de cerca de 5 mil habitantes Noruega, estava parado perto de um lago cortando a grama quando, de repente, ouviu um barulho estrondoso. Ao olhar para o céu, deparou-se com algo em formato oval indo em direção ao mar, mas ao procurar pelo objeto, não o encontrou.

Aliás, a história ganhou a atenção especialmente pela região onde fica Røros. No entanto, o local já ser conhecido entre os amantes da ufologia e teóricos de óvnis (objeto voador não identificado). Perto dali, frequentemente ocorre o fenômeno conhecido como Luzes de Hessdalen, misteriosos clarões no céu, em tonalidade branca e amarela, que costumam aparecer no inverno.

Leia também: ChatGPT agora pode responder usuários em voz alta

Desde o relato do avistamento, buscas com mergulhadores e pesquisas foram feitas ao longo dos anos. Nada foi encontrado. Mas 77 anos depois do episódio, o mistério voltou a instigar uma equipe de investigadores noruegueses. Após a detecção, por meio de uma imagem de sonar, de um objeto submerso de 14 metros de comprimento e três metros de largura, de acordo com a emissora pública belga RTBF.

Noruega

Portanto, pesquisadores, mergulhadores e uma equipe de TV estão entre os envolvidos nas buscas no lago Djupsjøen. As buscas são lideradas por Rune Røstad, um fotógrafo que se interessou pela história. Com um drone subaquático e outros equipamentos de alta tecnologia, a equipe faz uma varredura no mar. Um documentário sobre a investigação também está sendo produzido.

“É realmente emocionante. Esta é uma das maiores operações de busca de óvnis na história da Noruega”, disse Arnulf Løken, membro do Centro Norueguês de óvnis para a RTBF. Mas sem sucesso até agora, Løken baixa as expectativas sobre qualquer vida de fora do planeta: “acho que é algo conhecido, não algo desconhecido vindo do espaço. Algo terrestre, mas quem sabe… “, declarou à emissora belga.

Estadao Conteudo

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape